
Fonte de luz artificial
especialmente projetada para fotógrafos permite controlar a qualidade,
quantidade e direção de luz, quaisquer que sejam as condições, em interiores ou
exteriores.
Pode ser usada como fonte de luz
de preenchimento, para reforçar retratos em exteriores, pode criar uma
iluminação brilhante cativante nos olhos da modelo, dando vida ao retrato; pode
se usada para ajudar a congelar movimento e isolar o tema do cenário – as
possibilidades criativas são quase infinitas.
Porém nunca é muito simples. No passado, um dos problemas como flash era que nunca se sabia se havia obtido a exposição correta até o filme voltar do laboratório. Com a fotografia digital, é possível avaliar imediatamente onde a exposição funcionou, graças ao monitor LCD da câmera.
A forma como a câmera se comunica
com o flash também melhorou drasticamente, resultando em fotometria de detalhes
mais sofisticados que facilitam muito o trabalho.
VELOCIDADE DE SINCRONISMO
Muitas vezes dado como certo, uma
parte importante do uso do flash é o obturador da câmera. As DSLRs têm o que é
conhecido por plano focal do obturador, composto por duas cortinas. Quando se
faz o clique, a primeira cortina do obturador começa a se fechar a frente do
sensor seguido da segunda cortina. Para exposições curtas, as duas cortinas
permitem que a pequena fenda de luz alcance o sensor em exposição longa haverá
um período em que o sensor é inteiramente exposto à luz antes que a segunda
cortina comece a seguir a primeira, reduzindo a exposição.
Para isso, uma DSLR tem o que é
conhecido por velocidade de sincronia do flash. Essa é a velocidade mais rápida
do obturador que é possível usar quando o sensor é inteiramente exposto ao
pulso do flash – e para a maioria das DSLRs modernas, o padrão é uma velocidade
de sincronia do flash de 1/250s. Qualquer fração de segundo mais rápida e a
segunda cortina registrará uma espessa linha preta na imagem, porém, você
notará que a câmera reconhece automaticamente essa anomalia e recusa-se a
disparar.
Se estiver usando o flash como
fonte de luz principal a velocidade usada (contanto que seja mais lenta do que
a velocidade de sincronia do flash) não afetará o tema principal, somente a luz
ambiente no fundo. Isto porque o pulso do flash é incrivelmente rápido – muito
mais rápido do que a velocidade de sincronia do flash da câmera, com a potência
de saída controlada por meio de fotômetro de flash da câmera, para obter a
exposição correta. Portanto, não importa se você fotografar a 1/250s ou 1/60s,
ela manterá a mesma exposição, somente a luz ambiente do entorno irá diferir.
Para controle isso, ajuste a
câmera para Prioridade de Velocidade. Para um fundo escuro, use a velocidade
mais rápida possível. Se preferir obter mais luz ambiente e uma aparência mais
natural, tente reduzir a velocidade do obturador para obter uma longa
exposição. Lembre-se de checar as fotos regularmente.
DICA: NÚMERO GUIA
O primeiro erro que as pessoas
cometem ao usar o flash é presumir que o flash embutido da câmera irá iluminar
um estádio inteiro de futebol.
Infelizmente, um simples flash
não é potente o suficiente para fazer isso e, consequentemente, sempre irá
resultar em u a foto decepcionante.
Mesmo assim o flash embutido pode
ser muito útil – só é preciso trabalhar dentro das limitações. Primeiramente, é
preciso saber que é a máxima potência do flash é determinada por seu número
guia abreviado por “NG”. Ele varia da câmera para câmera, mas, como exemplo, o
flash embutido de uma Nikon D60 tem um NG de 13/43 (m/ft) em ISO 100.
Por que conhecer o NG ajustado? Se você souber a distância aproximada em metros até o seu tema e saber a abertura (número f/) que está usando, poderá calcular qual deverá ser a potência suficiente para alcançar o tema, usando a seguinte equação:
DISTÂNCIA DO TEMA X NÚMERO f/ = NG
Por exemplo, com uma D850 em ISO 100 e abertura f/4, um tema a 3 m de distância, descobrirá que o estouro do flash não o alcançará, pois, seria preciso um NG de 20 – ultrapassando o GN do flash que é 13.
Flashes externos e dedicados oferecem número guia bem mais alto (GN 40 em geral), por isso, alcançam distâncias bem maiores.
Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas,
bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da
Escola Focus.
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