USO DAS LUZES DE ESTÚDIO

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O principal valor das luzes de estúdio está no fato de se encontrarem sob o completo domínio do fotógrafo

A direção e a natureza da luz de cada lâmpada podem ser modificadas, passo a passo, e o fotógrafo pode verificar o efeito dessas mudanças.

Além disso, a experiência com luzes de estúdio é de grande ajuda quando se utiliza e adapta a luz existente.

A maior parte dos fotógrafos usa suas luzes de estúdio para criarem uma aparência natural, servindo-se de uma fonte de luz dominante acima do nível da câmera (simulando o Sol) e adicionando uma iluminação difusa para aclarar as áreas de sombra (para imitar a luz proveniente do céu).

É essencial evitar um excesso de iluminação, com luzes demasiado perto do tema ou provenientes de demasiadas direções.

O melhor é explorar inteiramente as possibilidades de uma única fonte de luz de cada vez, utilizando-a em diferentes alturas e posições e descobrindo como usar um conjunto com refletores. Acrescentando as luzes uma a uma, é possível ir construindo a iluminação tendo bem em conta as funções precisas de cada uma das unidades.

Uma lâmpada pode iluminar apenas o fundo, outra um contorno ou superfície. Quando exploramos pela primeira vez as técnicas de iluminação, o melhor a fotografar naturezas mortas, apesar de eventualmente poder vir a servir-se do estúdio para retratos.

Trabalhar com objetos inanimados dar-lhe muito tempo para ver e alisar o efeito de cada luz e para tirar certo número de fotografias com pequenas variações de iluminação.

Observar e fotografar servirá também para aprender a diferença entre a maneira como os seus olhos veem as coisas de modo como a câmera registra.

Escolha o tema com cuidado. É frequente que os materiais e as formas simples deem as melhores possibilidades. Formas naturais, em materiais como pedra, madeira, ovos, cebolas, um rolo de cordel ou num rolo de cartão canelado, podem constituir interessantes objetos para estudo de iluminação.

Pode servir-se de um rolo de papel para conseguir um fundo neutro contínuo ou escolher um material com uma superfície textura para nele colocar o seu tema, material que deve fazer contraste com a textura do tema.

Aproveite para rever mais dicas sobre esquemas de iluminação nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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