UMA MELHOR MANEIRA DE SE DIRIGIR UMA POSE

em Dicas & Tutoriais.

Passei muitas décadas fotografando e ensinando como fotografar retratos e dizendo para as pessoas coisa como: “Mova-se um pouco para a esquerda!”

Não a minha esquerda. A outra esquerda. Isso é chato porque a pessoa se sente um idiota por mover-se na direção errada, você fica frustrado porque acabou de movê-la na direção errada e isso tudo simplesmente não tem de acontecer se você usar esse grande truque.

Pare de dar instruções para pessoa se mover para esquerda-direita, em vez disso, simplesmente mantenha a mão em sua frente e então mova a mão na direção em que você quer posicioná-la, ela irá conseguir seguir esse movimento.

Você pode usar essa técnica da mão a fim de movê-la para frente e para trás, e para inclinar a cabeça em outra direção (não mais “incline a cabeça para esquerda”) Outra dica é escrever o nome da modelo em um pedaço de fita adesiva branca e colá-la na parte traseira da câmera. Assim você nunca esquecerá o nome da pessoa e sempre poderá se referir a ela pelo nome.

DICA: Organize Tudo Antes Que Eles Cheguem

Se você fizer uma sessão de fotos em estúdio, mantenha a pessoa fotografada à vontade e relaxada o máximo possível, e um modo de fazer isso é não a deixar esperando – configure teste e certifique-se de que tudo está pronto antes dela chegar ao estúdio. Caso contrário, além de você não parecer profissional para o modelo, ele se sentirá desconfortável sentado lá e não posando enquanto você está testando tudo.

EVITE MOSTRAR MUITO DO “BRANCO DOS OLHOS”

Uma coisa que destrói vários retratos em que as pessoas não olham diretamente para a câmera é quando você vê muito do branco dos olhos. Felizmente, depois de entender o problema, há uma solução muito fácil; peça para que elas olhem para esquerda (ou direita) em relação à posição da câmera.

Normalmente mantenha a mão esticada para o lado e peço para o modelo olhar para onde exatamente minha mão está. Se ele olhar continuamente para essa posição, você verá boa parte da íris e não terá aquela aparência assustadora do efeito do “olho branco”. Agora, para olhos maiores e mais atraentes: peça para a pessoa abaixar o queixo um pouco. Osso coloca um pouco mais de “branco” sob a íris, e faz os olhos dela parecerem maiores e melhores.

DICA: Apenas Fotógrafos Se Importam Com As Características do Reflexo Dos Olhos

Catch lights, ou reflexo nos olhos, são reflexos brancos da fonte de luz que aparecem nos olhos do modelo. Eles são importantes porque adicionam vida e brilho aos olhos – sem eles, os olhos parecem mortos. Mas as únicas pessoas que nunca notam ou se importam com a forma, o tamanho ou a posição do brilho dos olhos (ou reflexos nos óculos de sol do modelo) são outros fotógrafos.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de retratos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

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