TUDO É UMA QUESTÃO DE TEMPO

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Melaine Einzig, Spring Corner, Nova York

Um homem entra no quadro com uma cacatua empoleirada no ombro. Um Rottweiler ronda com o olhar voltado para a direita. Um casal se abraça e um tipo aparentemente maltratado pela vida fica curvado no meio do quadro.

Que tipo estranho de alegoria sobre Nova York é essa?

Na foto acima, Melaine Einzig captura quatro “elementos” totalmente distintos e não relacionados que ficam juntos por um único momento. Um segundo mais tarde e este quarteto bem estranho teria se movimentado, para nunca mais se encontrar.

Saber exatamente quando pressionar o botão do obturador é um dos aspectos simples mais importantes da fotografia. É o que Henri Cartier-Bresson chamava de “momento decisivo”: capturar circunstâncias fotográficas tão fugazes que vêm e vão ao clique de um dedo e, tomara, ao movimento do obturador de uma câmera.

Capturar o momento decisivo, seja uma mudança repentina na luz, um gesto expressivo ou uma cena de rua como essa, é uma questão de antecipação e instinto.

Se ficar de olhos abertos, você em breve começará a ver momentos como esse à sua volta. Quando surgirem, você não terá tempo para pensar, então, configure sua câmera com antecedência. Se quiser congelar um momento no tempo, use “Prioridade de obturador” e uma alta velocidade do obturador.

O importante é que a fotografia fique  mais nítida possível.

Aproveite para rever mais dicas sobre os mestres da fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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