TRIDIMENSIONALIDADE DA GRANDE-ANGULAR

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É possível transmitir uma sensação de profundidade tridimensional com uma lente grande-angular e profundidade de campo extensa, escolhendo um assunto que contenha o primeiro plano forte em um fundo claramente identificável

Se você colocar uma câmera em um determinado ponto, a extensão da cena que vai aparecer no quadro dependerá da distância focal da lente.

Uma lente ultra grande- angular de 15 mm, por exemplo, cobre uma parte muito ampla da paisagem, enquanto uma super objetiva de 600 mm vai cobrir apenas um único elemento, por exemplo uma águia pousa num galho de uma árvore distante.

A LENTE NORMAL

No formato 35 mm, a lente de 50 mm (ou 55 mm) é chamada normal. Ela cobre um ângulo de cerca de 45 graus – aproximadamente o mesmo que o do olho humano. Exceto em closes muito aproximados essa lente produz imagens com um aspecto ou perspectiva que parece bem natural, sem distorções.

Antes que as lentes zoom se tornassem populares, a maioria das câmeras reflex vinha com uma lente 50 mm. Ela tem preço razoável, é leve, útil em situações de pouca luz e produz excelente qualidade de imagem. 

PERSPECTIVA

A perspectiva é um conceito difícil de explicar e de compreender bem. Em sua definição fotográfica mais elementar, perspectiva é aquele efeito que faz com que o objeto distante pareça mais longe do que o outro que esteja próximo.

Uma super teleobjetiva faz com que assuntos próximos e distantes pareçam estar perto de outro, enquanto uma ultra grande-angular tem efeito exatamente oposto.

Na verdade, a perspectiva depende da distância da câmera até o assunto. Tire uma foto com uma lente de 300 mm e outra com 20 mm, ambas exatamente da mesma distância. Em seguida amplie a área central da foto obtida com a grande-angular.

Você verá que a perspectiva é idêntica em ambas às imagens. Entretanto, em geral usamos lentes longas (teleobjetivas) para assuntos distantes diminuindo a noção de perspectiva. Elas fazem a distância entre o assunto e o fundo parecer curta.

Com uma grande-angular, talvez tenhamos que nos aproximar para preencher o quadro. Isso causa perspectiva “exagerada”. O assunto em primeiro plano parece muito maior do que a olho nu, enquanto os objetos mais distantes parecem estar ainda mais longínquos.

Quando inclinamos a câmera para cima para pode enquadrar um edifício inteiro, a parte inferior da estrutura fica muito mais perto da lente do que a parte superior. Isso causa uma aparente distorção da perspectiva. Uma parte do edifício parece muito mais próxima, a outra parte parece bem distante.

Tenha sempre em mente a perspectiva aparente e como você pode mudá-la ou aproveitá-la para conseguir os efeitos que deseja.

DICAS

Quanto mais longa a lente, mais cuidado você deve tomar para evitar a foto tremida. Com uma lente 50 mm obtêm-se imagens nítidas mesmo a uma velocidade baixa, de 1/60. Com uma tele de 500 mm, é preciso usar uma velocidade de pelo menos 1/500, se a câmera estiver na mão. Para obter maior nitidez possível, use um apoio firme, de preferência um tripé bem rígido.

Aproveite para rever mais dicas sobre ótica fotográfica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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