Suavizar uma luz significa aponta-la de modo que a parte de seus raios de luz ilumine a frente e outra parte o fundo com a mesma intensidade.
Os raios de luz mais fortes são emitidos do
centro da cabeça do flash. Se ele estiver no ângulo adequado, esses raios
iluminarão a parte de trás da cena.
Os raios de luz que dispersam nas laterais do rebatedor são
perto da câmera. Com um pouco de pratica, é fácil aprender como segurar o flash
para conseguir o grau de suavidade desejado.
O quanto funciona, ou se realmente funciona, depende de
como a cabeça do flash é feita. Alguns dos estrobos portáteis maiores são
feitos com rebatedores circulares de grande diâmetro. Estes geralmente difundem
bastante luz em outras direções, além do objeto.
Por outro lado, muitos flashes leves possuem lâmpadas
menores e são refletores mais eficientes. Eles direcionam a maior parte da luz
na direção do objeto e desperdiçam muito pouco em outras direções. Como emitem
um feixe estreito, são mais difíceis de suavizar. Isso significa que a única
forma de descobrir se seu flash pode ser suavizado é tentando.
Há ainda outra lição, se você segurar o flash o mais alto
possível, posicionando-o para deixar qualquer sombra lançada o menos evidente.
Quanto mais alta a luz, mais baixo a sombra será lançada. Se um modelo estiver
de pé perto de uma parede e o flash for segurando no alto, a sombra irá cair
onde a câmera não possa ver.
LUZES DE CORES DIFERENTES
Fotógrafos no estúdio controlam cuidadosamente a
temperatura da cor da luz. Todas as luzes, geralmente, tem o mesmo balanço de
cor. Acrescentar outras cores com gel ou luzes de outro tipo é uma tentativa
deliberada de alterar a cor, não um capricho ou um acidente.
Fotógrafos trabalhando em locações podem não conseguir
controlar com precisão a temperatura de cor da luz. A luz existente na cena
muitas vezes não combina com nenhum balanço de cor padrão.
Pode ser impossível
se livrar da luz ambiente. Mesmo em uma locação indoor, onde a luz ambiente
pode ser desligada, talvez seja essencial deixa-la acesa para iluminar uma área
maior. Essa cor não padronizada tem consequências imprevisíveis se os
fotógrafos não anteciparem os problemas e tomar em decisões para lidar com
elas.
Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e qualidade da luz nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.