SOBRE A LUZ DURA

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Se a luz suave é a ausência de efeitos de iluminação evidentes, a luz dura, por sua vez, estabelece uma presença proeminente e perceptível da luz na cena. Veja as diferenças nos exemplos logo acima

Neste caso, a luz adquire um aspecto material, seja em sua reação intensa ao objeto, seja como um elemento composicional em si. 

A luz dura geralmente indica uma escassez de obstrução entre a fonte de luz e o assunto, ausência de nuvens, de telas difusoras e de superfícies refletivas rebatendo a luz ao redor.

Assim, a luz atinge o assunto em um ângulo definido, indicado pelas sombras projetadas na mesma direção.

Portanto, torna-se evidente que a luz dura depende tanto do assunto quanto da fonte em si, uma vez que, se o assunto não conta com bordas ou contornos que projetem sombras, não há como uma fotografia conter alguma indicação da direcionalidade da luz.

Por definição, a luz dura tende a aumentar o contraste de uma fotografia. Algumas áreas do quadro vão ser interessante iluminadas, enquanto outras apresentarão sombras profundas.

O cálculo cuidadoso para uma exposição adequada, é, portanto, ainda mais importante, já que o alcance dinâmico mais alto significa que você deve prestar atenção ao histograma para certificar-se de que o sensor estará captando os detalhes ao longo de toda a gama de intensidades de luz.

Outra opção é adotar uma atitude criativa, acentuando o contraste até perder totalmente os detalhes nas áreas de sombra ou de altas-luzes (ou em ambas).

Por fim, em função de a luz dura dar aos olhos mais pistas a respeito da direção da fonte de luz, ela também dota a fotografia de uma referência correspondente de tempo e espaço. Nesse sentido, já discutimos os aspectos cativantes da luz dourada nas nossas aulas.

Quer você perceba isso, quer não, associamos as sombras extensas ao início ou ao fim do dia.

Desenho gráfico

Ao enfatizar as bordas duras e dar um realce de alto relevo às formas, a luz dura oferece a você ferramentas para criar fotografias que deem ênfase à forma e ao design em detrimento do conteúdo – o que significa que elas vão se concentrar menos em retratar com precisão o objetivo em si, e dar mais atenção a linhas, formas, cores e contraste.

Deixar a geometria da composição ter prioridade sobre o objeto subjacente pode conceder à fotografia um aspecto surpreendente, instigante e cheio de energia.

Esse estilo exige que você enxergue além do valor aparente de uma cena – decompondo-a, de sua forma original, em suas partes constituintes.

Onde um observador casual veria simplesmente a lateral de um arranha-céu, o estilista gráfico enxerga uma linha de quadrados repetidos em diagonal a partir da perspectiva inferior, com fachos de luz atravessando uma estrutura adjacente e pontuando a superfície do prédio com espaço negativo.

As teleobjetivas geralmente ajudam nesses tipos de fotografia, uma vez que elas podem isolar elementos específicos do seu entorno, o que pode contribuir para a não preeminência do assunto. Enxergar o mundo dessa forma pode ser bastante viciante.

Se, por um lado, não é adequada para todo e qualquer assunto, ela possibilita que você atribua ao que é comum um estilo dinâmico e marcante.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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