Saiba como se preparar para salvar a sua sessão de fotos

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

sessão de fotos, ensaio fotográfico perfeito, fotógrafo profissional, série de dicas, assistente, ensaio livre, cosméticos, pós-processamento, color gels, color grading, conversão preto e branco, modelos profissionais, linguagem corporal, corpo de câmera, cartões de memória, Focus Escola de Fotografia, curso fotografia, aulas de fotografia, workshops de fotografia, focus, fotografia, curso de fotografia,   curso focus, cursos de fotografia, curso fotografia, escola focus, escola de fotografia focus, curso fotografia online, focus foto, focus fotografia, aula de fotografia, direito consumidor contrato de prestação fotografia, fotos intimas de marcela temer, marcela temer fotos intimas, fotos intimas marcela temer,  playboy, marcela temer nua, fotojornalismo brasileiro, marcela temer pelada, história do fotojornalismo brasileiro,

Explore as possibilidades de usar uma única tocha                     

Para um ensaio fotográfico ser perfeito não depende apenas do profissional ou das pessoas envolvidas, existem vários fatores externos e que não podem ser previstos que podem acontecer.

Por isso, todo bom fotógrafo deve ser prevenido contra esses eventuais problemas, certo? O fotógrafo Burak Erzincanli, colaborador do Fstoppers, escreveu para o site uma série de dicas para salvar uma sessão fotográfica.  Confira na fontelogo abaixo, em inglês. Vamos ver?

Aprenda a ser seu próprio assistente Se você é um amador ou um fotógrafo profissional, é sempre melhor ter um ajudante no jogo, mas o que se o seu assistente não pode vir a tempo ou fica doente? Bem, você deve considerar tudo por um ensaio livre de estresse. Primeiro de tudo, como um fotógrafo, você deve estar no set a tempo, mesmo antes de todo mundo, para assumir o controle de tudo o que você pode. Em segundo lugar, mantenha sempre um suporte de refletor. Esse será o apetrecho mais útil no caso do assistente se ausentar.

Mantenha alguns cosméticos com você Se você está fotografando retratos, é comum que um cliente não queira um maquiador, devido a razões financeiras. Eles não querem gastar o dinheiro extra para um maquiador, mas sempre esperam ter imagens perfeitas. Portanto, pelo menos só para combinar os tons da pele em geral no rosto de alguém, mantenha sempre em pó e um pincel de maquiagem com você. A propósito, é melhor se você tem diferentes cores de pó, pronto para diferentes tipos de pele. Ele vai economizar muito tempo no pós-processamento.

Mantenha color gels na sua bolsa Imagine que você está contratado para uma sessão de última hora, e você não tem a chance de explorar o local. Às vezes, storyboards não correspondem à realidade. Se você está fotografando dentro de um local, sempre tenha gel de diferentes cores. Se você não tiver disparado com color gel antes, você ficará surpreso com o efeito que você vai conseguir. Usando tentativa e erro, mudando a cor de suas luzes, e fotografando com a melhor combinação. Os color gels são um dos mais importantes salvadores do ensaio fotográfico. Eles podem mudar totalmente o humor da imagem e, às vezes, você obterá melhores resultados do que você imaginou.

Não subestime o poder do color grading Ao contrário do pensamento comum, você pode disparar sempre que quiser, mesmo sob chuva. Bem, às vezes os resultados não vêm como esperado devido ao clima cinza e falta de tons na imagem. O tempo pode ficar cinza mesmo se no começo do ensaio o dia estiver ensolarado. Tudo é possível em termos de condições meteorológicas durante uma sessão. Bem, a conversão para preto e branco pode ser uma solução, mas às vezes, nós só queremos usar imagens coloridas. Portanto, durante o pós-processamento, sempre tente alcançar os melhores resultados após a correção de cor e, em seguida, aplicar o seu color grading. Enquanto isso experimente diferentes métodos e software, aprenda sobre os diferentes espaços de cor e predefinições, e definitivamente verifique o que você pode fazer com LUTs 3D.

Finge até conseguir

E se o modelo está de mau humor durante o seu ensaio? Modelos são humanos, bem como, e até mesmo no trabalho profissional, é normal que enfrente uma situação como esta, e os fotógrafos devem ter empatia com ele. Já fiz muitos ensaios com modelos profissionais que estavam de ressaca, cansados de trabalhar a semana toda, ou que tiveram um rompimento recente com o seu namorado/a. Isso pode acontecer com qualquer um de nós, se estamos trabalhando com um amador ou um modelo profissional. Como um fotógrafo, é o seu dever de manter o bom humor de seu modelo para o bem do seu ensaio. Assim, mesmo se você não gosta das poses, finja que você realmente gosta delas, e consiga o que você quer em termos de fotografia. Tente não refletir seus pensamentos e sentimentos reais em suas palavras e linguagem corporal. Esta atitude irá mudar definitivamente o humor de seu modelo, e você vai ver em breve a mudança.

Crie seu próprio guarda-roupa Não, você não é obrigado a ser estilistas de moda. Mas, como a maioria de nós conhece bem, encontrar um estilista para sessões pessoais é um verdadeiro aborrecimento. Eu só trabalhei com modelos profissionais quando comecei a construir o meu portfólio; Eu tinha boas ligações com agências de modelos, por isso foi fácil para mim para reservar modelos profissionais, mas não foi fácil de encontrar um estilista e convencê-los a colaborar. Assim, na maioria das vezes pedi aos modelos que trouxessem suas próprias roupas, mas eu nunca tive bons resultados com esse método. Portanto, apenas para construir meu portfólio, eu comprei algumas roupas femininas: vestido, sapatos e acessórios para usar em minhas sessões fotográficas. Você não tem que comprar coisas caras; apenas comprar alguns sapatos baratos, jaquetas pretas e sapatos de salto alto. Eles são sempre melhor do que jeans e uma camisa.

Backups É sempre melhor para manter um corpo de câmera separada em sua bolsa, porque você nunca sabe quando a sua extravagante DSLR irá falhar. Sua câmera backup não tem de ser tão boa quanto a sua principal câmera. Qualquer uma será ótima em caso de uma emergência onde você está muito longe para encontrar um outro corpo de câmera. Lentes raramente falham, mas é melhor manter uma lente 50mm também. Elas são baratas, mas são burros de carga nítidos e perfeitos. Baterias, cabos e cartões de memória podem falhar facilmente, por isso temos alguns backups.

Nunca confie em seu equipamento Cada marca e cada produto podem quebrar durante uma sessão de fotos. Eu costumava fotografar utilizando corpo Hasselblad de aluguel e Phase One, ligados ao último Mac e o software mais recente. Sim, isso soa como uma configuração muito cara e perfeita, mas eles falham também. Infelizmente, nada é perfeito no mundo digital. Felizmente, empresas de aluguel sempre mantém a engrenagem de reposição e operadores digitais prontas para possíveis problemas. Mas se você quiser começar a construir seu próprio estúdio e comprar o seu próprio equipamento, gaste um pouco mais e compre equipamento de backup. Mesmo se você estiver indo para usar apenas duas luzes, mantenha sempre o terceiro strobe pronto no caso de uma emergência. O mesmo princípio é válido para o resto do seu equipamento.

Fonte: https://goo.gl/jZcFBn (em inglês) 

FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Conheça os trabalhos de nossos alunos: https://goo.gl/FAflIK
Fale com a Focus: [email protected]

Atualize-se com o Blog da Focus: http://focusfoto.com.br/blogs/
Seja fotografo regulamentado. Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional

Referência em ensino de fotografia
“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2016 = 41 anos”

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)