ROBERT DOISNEAU & HENRI CARTIER-BRESSON

em Mestres da Fotografia.

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Texto: Milena Nicoli – aluna do módulo 1 – Focus

Henri foi
um fotógrafo do século XX, considerado por muito o pai do fotojornalismo
influenciando outros fotógrafos famosos como seu discípulo. Robert Doisneau.
Henri aos 22 anos viajou para à África, onde passou um ano como caçador.

Porém, uma
doença obrigou-o a retornar a França. Foi nesse período, durante uma viajem que
ele descobriu verdadeiramente a fotografia, inspirado por uma fotografia do
húngaro Martin Munkasci publicada na revista Photographies, mostrando três
rapazes negros correndo em direção ao mar, no Congo.

  Revistas como a Life, Vogue e Harper’s Bazaar contrataram-no para viajar pelo mundo e registrar imagens únicas. Tornou-se também o primeiro fotografo da Europa Ocidental a registrar a vida na União Soviética de maneira livre. Fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais chineses, logo após a Revolução Cultural.

   Henri Cartier-Bresson foi o responsável por elevar a fotografia à condição de arte e tornou-se conhecido mundialmente pelo conceito do instante decisivo. Robert Doisneau, fotógrafo contemporâneo à Bresson, especializou-se em fotos de rua, principalmente as de Paris.

Robert
e Henri, ambos os fotógrafos franceses fotografavam com o modelo Leica
registravam imagens que transparecessem uma mensagem sem necessitar o auxilio
da escrita, imagens que continham essência, fotografias de rua, imagens que
traziam emoção como o próprio Robert diz:

“As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua”.

Bresson
impõe uma regra, o momento decisivo, quando se consegue geometricamente uma
foto auge, diga assim, quando os pontos da fotografia visualmente estão em
tensão, a grande questão de Bresson era a linguagem, a elaboração visual da
fotografia. Doisneau percorreu as ruas da capital francesa, principalmente a
periferia, para flagrar cenas corriqueiras. Algumas possuem certo humor ou
ironia, o que para alguns críticos é interpretado como característica de uma
fotografia anedótica, da qual Bresson era um severo crítico.

 Sem dúvidas fotógrafos como Robert Doisneau e Henri Cartier marcaram meu imaginário como fotógrafos de rua.

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