RETRATO COM FUNDO DESFOCADO

em dicas de fotografia.

Retrato, fundo desfocado, fotos profissionais, DSLR, câmera compacta, celular, profundidade de campo, câmera de bolso, aula de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional

Na maioria das fotos profissionais tiradas de pessoas, animais ou objetos, o fundo sempre fica perfeitamente desfocado, sem perda de detalhes. Quanto mais próximo do assunto, melhor o efeito

Na verdade, essa é uma das diferenças mais evidentes ao comparar uma DSLR com uma câmera compacta ou celular.

Em termos técnicos, isso é chamado de profundidade de campo. É um termo sofisticado dos adeptos à fotografia que significa qual parte da cena está em foco, olhando da parte da frente para a parte de trás.

Quando você fotografa com uma câmera de bolso, a maior parte da cena ficará em foco: as pessoas, a estação de esqui atrás delas e as montanhas atrás de tudo. Entretanto, quando você fotografa com uma DSLR, você consegue fazer com que as pessoas fiquem nítidas, a estação de esqui fique um pouco embaçada e as montanhas mais ainda, quase irreconhecíveis.

Você pode, em outras palavras, estabelecer uma profundidade de campo baixa, determinada pela proporção do sensor. Quanto maior, maior será o desfoque do fundo.

Por que o plano de fundo desfocado é tão favorável? Primeiro porque ele dá um aspecto legal à foto e está associado com a fotografia profissional. Segundo porque é uma ótima ferramenta de disposição; é possível isolar a pessoa ou objeto e eliminar a desordem do enquadramento.

Então como é possível conseguir esse efeito? É mais fácil de conseguir com uma DSLR, e um pouco mais difícil com outros tipos de câmeras com sensores menores.

Portanto:

  • Utilize o modo Retrato. A maioria das câmeras abaixo de 2 mil dólares possui o modo Retrato, encontrado entre as diferentes opções do Seletor de Modos (procure por um ícone que se pareça com a silhueta da cabeça de uma pessoa). Esse modo tem a função de aplicar o efeito do plano de fundo automaticamente porque, nos bastidores, ele ativa uma abertura maior de diafragma.

Ou

  • Escolha uma abertura maior. No controle manual, coloque a câmera no modo de prioridade de abertura, se ela possuir esse modo (está marcado com A ou Av no mostrador de modos de exposição). Essa ferramenta é encontrada mais facilmente nas DSLRs e câmeras pequenas mais modernas.

Assim que acionar esse modo, ajuste a abertura girando o controle ou utilizando os botões para cima e para baixo. Na tela, você verá os números f-stop se alterando, o que representa os diferentes tamanhos de abertura.

Para conseguir o efeito de fundo desfocado, escolha um número f-stop baixo.

  • Afastamento e aumento de zoom. Até mesmo com uma câmera de bolso, você aumentará muito suas chances de conseguir um plano de fundo desfocado.

Afaste-se do objeto fotografado – quanto mais longe, melhor – e utilize o zoom da câmera para trazer o objeto para perto. Devido a essa peculiaridade óptica, o aumento de zoom ajuda a criar uma profundidade de campo rasa.

Pode parecer estranho se distanciar do objeto, mas quanto mais se afastar e aumentar o zoom, melhor será o efeito de plano de fundo desfocado. E pode apostar, funciona.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de retrato nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.