REGISTRE SUAS PRIMEIRAS IMAGENS!

em Dicas & Tutoriais.

Nas férias e finais de semana, investe-se um bom tempo andando dentro de um veículo. Para muitos trata-se apenas de um tempo que se perdeu

Entretanto, um fotógrafo criativo pode aproveitar os momentos da viagem para fazer fotos de dentro do próprio veículo e obter imagens de grande apelo visual.

Carros, trens, ônibus, aviões: numa longa viagem de férias, quanto tempo você passa desses veículos? Provavelmente bastante tempo, durante o qual há um cinema na janela. Seus olhos são o mesmo tempo câmera, projetor e espectador das cenas – por vezes monótonas por vezes extremamente variadas.

Se houver uma máquina fotográfica à mão e seu desejo de capturar imagens estiver desperto, vai ser preciso resolver alguns probleminhas técnicos, desses que sempre se colocam entre nossos projetos e a realidade. Os mais comuns serão; vibrações, balanço, solavancos repentinos que fazem a câmera tremer; imagens borradas pelo movimento, com o se a tinta com que foram pintadas se diluísse na tela do real; reflexos; vidros embaçados.

Mas não desanime. Como acontece com a maioria dos problemas fotográficos, há sempre alguma solução, pelo menos razoável, à disposição; se é que o próprio obstáculo não acaba sendo incluído criativamente na foto. Por que não incorporar, por exemplo, movimento na paisagem quieta e calada que vai desdobrando no quaro da janela?

Quando estiver viajando em uma velocidade considerável, dividida mentalmente o visual em primeiro plano, meio plano e fundo. Repare com o primeiro plano ocorre a toda a velocidade e você mal consegue visualizá-lo. Os planos intermediários se movem com mais lentidão.

E o fundo – por exemplo, montanhas agrupadas na linha do horizonte – parece praticamente parado, atestando que não só o tempo é relativo, mas também o movimento. Esse efeito cinético misto é conhecido como paralaxe.

Há duas maneiras básicas de lidar comesse efeito. A primeira consiste em tentar paralisar a cena, como se você estivesse fotografando da mesa de um café, na maior calma. Para isso, basta usar altas velocidades de exposição o que nem sempre é possível, da às condições de luz. O outro modo requer destreza de cameraman da sua parte.

Trata-se de acompanhar com á máquina a passagem do assunto por você, como se eles estivessem em movimento e você parado. O resultado disso é que o assunto (vamos supor, uma vaca na beira da estrada) saíra nítido e o fundo e arredores ficarão borrados.

A sensação é que o mundo gira e a vaca fica onde está

Tecnicamente, brecar o movimento rápido das cenas exige velocidade acima de 1/500. Mas é possível conjugar os dois recursos: alta velocidade e movimento de câmera; assim, talvez uma velocidade de 1/250 já seja suficiente para esse fim, com a vantagem de permitir aberturas de diafragma menores e, consequentemente, uma profundidade de campo maior. Nesse caso, é interessante eliminar primeiros planos, pois talvez tendam a borrar um pouco.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de viagens nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUShttps://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

#amazon #Marketing  #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   #TCC  #CursoFotografiaEAD