REGISTRE SUAS PRIMEIRAS IMAGENS!

em Dicas & Tutoriais.

Nas férias e finais de semana, investe-se um bom tempo andando dentro de um veículo. Para muitos trata-se apenas de um tempo que se perdeu

Entretanto, um fotógrafo criativo pode aproveitar os momentos da viagem para fazer fotos de dentro do próprio veículo e obter imagens de grande apelo visual.

Carros, trens, ônibus, aviões: numa longa viagem de férias, quanto tempo você passa desses veículos? Provavelmente bastante tempo, durante o qual há um cinema na janela. Seus olhos são o mesmo tempo câmera, projetor e espectador das cenas – por vezes monótonas por vezes extremamente variadas.

Se houver uma máquina fotográfica à mão e seu desejo de capturar imagens estiver desperto, vai ser preciso resolver alguns probleminhas técnicos, desses que sempre se colocam entre nossos projetos e a realidade. Os mais comuns serão; vibrações, balanço, solavancos repentinos que fazem a câmera tremer; imagens borradas pelo movimento, com o se a tinta com que foram pintadas se diluísse na tela do real; reflexos; vidros embaçados.

Mas não desanime. Como acontece com a maioria dos problemas fotográficos, há sempre alguma solução, pelo menos razoável, à disposição; se é que o próprio obstáculo não acaba sendo incluído criativamente na foto. Por que não incorporar, por exemplo, movimento na paisagem quieta e calada que vai desdobrando no quaro da janela?

Quando estiver viajando em uma velocidade considerável, dividida mentalmente o visual em primeiro plano, meio plano e fundo. Repare com o primeiro plano ocorre a toda a velocidade e você mal consegue visualizá-lo. Os planos intermediários se movem com mais lentidão.

E o fundo – por exemplo, montanhas agrupadas na linha do horizonte – parece praticamente parado, atestando que não só o tempo é relativo, mas também o movimento. Esse efeito cinético misto é conhecido como paralaxe.

Há duas maneiras básicas de lidar comesse efeito. A primeira consiste em tentar paralisar a cena, como se você estivesse fotografando da mesa de um café, na maior calma. Para isso, basta usar altas velocidades de exposição o que nem sempre é possível, da às condições de luz. O outro modo requer destreza de cameraman da sua parte.

Trata-se de acompanhar com á máquina a passagem do assunto por você, como se eles estivessem em movimento e você parado. O resultado disso é que o assunto (vamos supor, uma vaca na beira da estrada) saíra nítido e o fundo e arredores ficarão borrados.

A sensação é que o mundo gira e a vaca fica onde está

Tecnicamente, brecar o movimento rápido das cenas exige velocidade acima de 1/500. Mas é possível conjugar os dois recursos: alta velocidade e movimento de câmera; assim, talvez uma velocidade de 1/250 já seja suficiente para esse fim, com a vantagem de permitir aberturas de diafragma menores e, consequentemente, uma profundidade de campo maior. Nesse caso, é interessante eliminar primeiros planos, pois talvez tendam a borrar um pouco.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de viagens nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975:  https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUShttps://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

#amazon #Marketing  #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   #TCC  #CursoFotografiaEAD

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)