QUESTÕES PRÁTICAS

em Equipamentos.

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As câmeras digitais dependem de sistemas eletrônicos e baterias para funcionar

Isso pode ser um problema em
áreas remotas, em temperaturas ou umidade extremas e em lugares onde não há
energia elétrica.

Lentidão

A maior parte das câmeras
digitais compactas e algumas SLR mais baratas perdem algum tempo processando a,
foto tirada, o que pode levar o fotógrafo a perder o ponto alto da ação – a não
ser que ele leve em conta essa pausa entre uma foto e outra.

Chip

As câmeras digitais capturam imagens
usando um sensor em lugar do filme.

Em todas as câmeras, exceto nas
mais caras, esse sensor é menor que o quadro de um filme de 35 mm. Por isso,
ele amplia a imagem capturada para lente da câmera, geralmente na escala de 1.6
ou 1.3. Isso equivale a usar um conversor para que uma lente grande angular 20
mm se comporte como se fosse uma lente 32 mm, por exemplo.

Relação Entre Velocidade do Filme e Ruído.

Câmeras digitais apresentam
configurações equivalentes às velocidades dos filmes – ISO de 100 a 1.600.

Entretanto, assim como n o filme,
em velocidades maiores, a perda de qualidade é significativa. A granulação do
filme de alta velocidade é substituída por mais ruídos nas câmeras digitais, o
que pode ser notado principalmente em áreas de sombra.

Altas Luzes e Níveis de Contraste

A latitude de exposição é menor
nas câmeras digitais que nos filmes negativos, principalmente nas altas luzes.
Elas se comportam de modo similar aos filmes de slide, que têm de cinco a seis
stops de latitude contra os sete stops no filme negativo.

Por isso, não deixe as altas
luzes estirarem, ou você vai perder detalhes e ficará difícil resolver o
problema na pós-graduação. Muitas câmeras exibem um aviso no visor quando as
altas luzes são superexpostas.

Porém para aumentar a dinâmica da
imagem e reduzir o ruído, é melhor superexpor lentamente às fotos digitais,
desde que as altas luzes não estourem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia
nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

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