PROFUNDIDADE DE CAMPO

em Dicas & Tutoriais.

profundidade de campo escola focus tecnica fotografia enio leite dicas de fotografia aprenda a fotografar

Observe a alteração de tamanho dos círculos de confusão no brilho da área de desfoque, com ambas as aberturas

A profundidade de campo depende basicamente de três fatores: abertura utilizada, da distância ao objeto e do círculo de confusão.

O foco se forma em apenas um plano, onde o círculo de confusão é tão pequeno que pode ser considerado um “ponto”.

Quando a luz atinge o filme ou adiante, ou atrás do plano de foco, o tamanho do círculo no filme aumenta, dando a impressão de desfoque. O tamanho deste circulo também depende da qualidade óptica da sua lente.

Se é digital ou filme não faz diferença.  Se o grão ou o pixel é grande ou pequeno não faz diferença. Uma digital “full-frame” gera imagens com a mesma profundidade de campo que uma câmera de filme 35mm pois o círculo de confusão é o mesmo.

Num sensor digital de compacta a profundidade de campo TAMBÉM não muda. As máquinas compactas usam objetivas que ficam ali entre 7 e 21mm, mais ou menos. Uma objetiva destas, de 15mm, em f/5.6, permite A MESMA profundidade de campo que qualquer outra 15mm, em iguais f/5.6. Ou, em outras palavras, uma 15mm de compacta, uma 15mm de câmera SLR filme ou uma 15mm de grande formato, todas proporcionam a MESMA profundidade de campo.

NO ENTANTO, na compacta,a lente de  15mm lhe servirá como se fosse uma normal. Na câmera reflex, de filme 35mm ela funcionará como uma super grande angular, porque o campo de visão é maior. Mas faça a mesma foto, na mesma distância focal e com a mesma abertura e a profundidade de campo será exatamente a mesma. O que muda é o tamanho do círculo de confusão, pois a imagem da compacta terá que ser ampliada mais vezes para gerar uma, digamos, 10x15cm.

Se em uma SLR de filme o fotógrafo acoplasse uma 15mm o tempo todo em f/5.6, ele também reclamaria que “nesta câmera não tem como desfocar o fundo”. Exatamente da mesma maneira em relação às compactas digitais.

E a distância focal também não importa se o enquadramento é o mesmo. Uma grande angular de 21mm não proporciona uma profundidade de campo maior que uma 200mm se o enquadramento é o mesmo. Importante ressaltar o “se o enquadramento é o mesmo”. Faça o teste. Fotografe uma modelo com uma 200mm.

Dê muitos pasos à frente e faça a mesma foto (o mesmo enquadramento) com uma 20mm. A profundidade de campo será a mesma. Mudará a perspectiva e o achatamento dos planos. Mas a profundidade de campo não mudará. Esse raciocínio é importante pois ele mostra que para fazer um retrato qualquer (plano americano, por exemplo), não adianta nada usar uma objetiva de 50mm e se aproximar do modelo achando que por ser 50mm você terá mais Profundidade de Campo. Ou mudar para uma 200mm buscando menos Profundidade de Campo.

Contanto que as imagens sejam sempre em plano americano (o mesmo enquadramento), a Profundidade de Campo será a mesma.

A profundidade de campo também depende do tamanho do grão do filme utilizado. Quando o circulo de confusão fica *menor* que o grão do filme, o foco já está no máximo possível para este filme, ou seja, ele é absoluto, e isso é a realidade.

Quando se utiliza um sensor de imagem (seja ele CCD ou CMOS), a célula do sensor é muito maior que o grão de um filme de grão fino, e por isso, a câmera digital achata os planos e perde profundidade de campo.

Para que o foco seja absoluto em uma câmera digital basta que o circulo de confusão fique menor que a célula do sensor.Baseado neste fato, sempre afirmei que uma câmera com maior densidade de pontos tem mais precisão de foco e mais profundidade de campo, e isso também é fato.

Vale ainda lembrar que a escala de profundidade de campo em uma lente é baseada em  ISO 100 (os mais utilizados), apresenta mínima densidade de ruído, mas se fizermos a uma experiência com câmeras full-frame, o resultado será incontestavelmente diferente, mas o experimento deve ser feito com sensores de tamanhos diferentes, e não mudando apenas o ISO da mesma câmera. A qualidade óptica da lente também é fator determinante para redução da densidade de ruídos. Pense nisto da próxima vez que for fotografar certo?

Texto:  Enio Leite – Focus Escola de Fotografia- http://www.escolafocus.com.br