PRODUZA O EFEITO CHIAROSCURO

em Composição Fotográfica.

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Depois de observar exemplos de chiaroscuro tanto em fotos como em trabalhos de fine-art, tire algumas fotos que simulem essa situação.

Concentre-se na arquitetura –
talvez a abóboda interna de um monastério ou igreja – e tente obter a maior
variação possível de tons, mostrando a relação entre luz e escuridão.

Use o mesmo princípio em fotos
que incluam uma ou mais pessoas.

Encontre o Melhor Ângulo

Procure ângulos mais
interessantes para dar dinamismo a suas fotos. Tente fotografar ao nível do sol
e também de cima.

Preste atenção nas linhas
horizontais do quadro e certifique-se de que a imagem final não fique confusa
ou inclinada para um lado.

Explore a Perspectiva

Tire fotos usando estruturas, a
arquitetura ou outras ferramentas para guiar o observador pelo quadro. Pode ser
uma fileira de árvores ou qualquer, outro elemento que seja grande no primeiro
plano e leve o observador para dentro.

Perspectiva

A perspectiva artística tem sido
usada há séculos em belas pinturas. Tente limitar o efeito em suas fotos. Use
elementos que comecem grandes e diminuam nas distâncias para levar os olhos do
observador até o ponto principal.

Quadro Dentro do Quadro

Procure itens que dividam o seu
quadro em seções para criar a sensação de que existem múltiplas fotos dentro da
imagem. Essa divisão pode ser simples – uma linha dividindo o quadro ou uma
grade de pequenas janelas mostrando eventos aparentemente sem relação uns com
os outros.

Evite Elementos que Causem Distração

Tome muito cuidado com o fundo. Procure elementos como postes de luz ou árvores “crescendo” sobre a cabeça das pessoas e evite cores fortes ou detalhes complicados que desviem atenção do objeto principal.

Procure deixar esses itens fora de foco para que eles passem despercebidos ou deixe-os mais nítidos para fortalecer a relação entre o primeiro plano de fundo. Lembre-se também de que o fundo pode ser a parte nítida da imagem e o primeiro plano desfocado. A área da imagem como foco é muito importante.

Analise o Contraste

Pense no contraste entre luz e escuridão – áreas claras parecem saltar do quadro enquanto as escuras parecem afundar. Áreas vermelhas são outras que se destacam muito. O contraste também pode ser interpretado de formas mais intelectual: rico e pobre; grande e pequeno; saboroso e insípido.

Compare duas fotos de um cenário hipotético de uma bomba que caiu sobre uma casa em uma rua. Uma foto mostra apenas a casa destruída enquanto a outra mostra três casas enfileiradas, sendo que a do meio está destruída. Ambas seriam muito eficientes em ilustrar a tragédia humana e a perda da casa.

A diferença é que a primeira
mostra apenas a destruição da casa enquanto a segunda indica que a bomba
poderia ter caído em qualquer lugar – poderia ter sido você.

Espaço Negativo

Você quer encher o quadro de
detalhes ou usar apenas um ou dois elementos para fazer uma imagem minimalista?
Pense nos objetos da foto como “espaço positivo” e no fundo como “espaço
negativo”. Ambos são muito importantes para a composição.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e estilos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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