PONTOS DE FUGA

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

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Os dois elementos essenciais da perspectiva são a linha de horizonte e os pontos de fuga

 No exemplo clássico da linha férrea, o ponto
para o qual os trilhos parecem convergir é chamado ponto de fuga.

Mas a cena não precisa
necessariamente possuir um único ponto de fuga. Se você olhar para um edifício
de esquina, poderá notar que há dois pontos de fuga, um de cada lado do prédio.

Seja qual for o número de pontos
de fuga presentes numa cena (vendo-a a partir da mesma posição), todos eles
dispõem sobre a mesma linha horizontal, além do qual não podemos mais exagerar
– a linha do horizonte.

PONTO DE VISTA

As posições da linha do horizonte
e dos pontos de fuga dependem do ponto a partir do qual a cena é o0bservada.
Mudando este, altera-se a linha do horizonte, e com ela a perspectiva. A
posição do horizonte dita normal fica ao nível do olho (diagrama C); caso o
observador se mova para cima (diafragma D), sua vista alcança uma distância
maior e o horizonte é outro – quanto mais alto o ponto de vista, mais alto o
horizonte.

A mudança na altura do horizonte
altera a percepção dos objetos próximos.

Um edifício, observado de um
ponto de vista baixo, parece maior do que é de fato, porque seu limite superior
fica acima do nível normalmente observado por nossos olhos; inversamente, se
visto de cima, o mesmo edifício parece escolher porque está sendo observado a
partir de um visto elevado.

A mudança de perspectiva
provocada pela alteração do ponto de vista é um recurso largamente aplicado em
fotografai, que permite aumentar ou diminuir a impressão de escala de uma cena.

Fotografando de um helicóptero,
um edifício de cinquenta andares parece pequeno embora nosso cérebro não se
deixe enganar pelo tamanho aparente da imagem – um pouco porque a reconhece
como senso a de um edifício, e um pouco porque os demais elementos da cena
aprecem proporcionalmente menores. De modo semelhante, um maço de cigarros
fotografado de perto, segundo um ângulo de tomada baixo, parece elevar-se como
um arranha-céu. Outra vez, o cérebro utiliza conhecimentos anteriores para
“reduzir” o tamanho aparente do objeto e reconstituir suas dimensões normais.

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fotográfica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia
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