PESSOAS NA RUA

em Dicas & Tutoriais.

Para não perder o momento decisivo, foto Henri Cartier-Bresson, 1932

A paternidade da expressão “momento decisivo” é atribuída ao mestre francês Henri Cartier-Bresson  e define o exato momento em que o fotógrafo dispara e captura uma imagem única, que nunca mais se reproduzirá na mesma maneira.

Esse conceito resume a importância de reunir todas as condições ideais para disparar no momento certo em que a posição, a iluminação, a atitude dos elementos da estão em condições ideais. São instantâneos de cenas do cotidiano, de flagrantes urbanos ou de comportamento que se vê nas ruas.

Para não perder o momento decisivo, o fotógrafo precisa estar muito atento e pronto para disparar.

O primeiro passo é reconhecer muito bem seu equipamento, qualquer que seja ele. Para isso, leia com atenção o manual da câmera e pratique bastante para entender como todos os parâmetros influenciam na captura da imagem. Assim quando estiver diante de uma cena única, saberá como acessar e ajustar de imediato o equipamento para obter o melhor resultado.

Alguns cuidados ajudam a estar pronto na hora de disparar. Primeiro, conferir os parâmetros da câmera antes de sair com ela, principalmente sensibilidade ISO, tamanho do arquivo a ser gravado, modo de foco e medição da exposição. Se a câmera estiver ajustada para arquivar no formato RAW, os outros parâmetros podem ser corrigidos depois no computador, sem perda de qualidade.

Caso contrário, é bom checar também o equilíbrio de branco e eventuais modos específicos (de cores, saturação, contraste, cenas como noite, praia, entra outras).

A menos que o fotógrafo já saiba o tipo de situação que vai encontrar, o recomendável é ter a câmera com ajustes neutros para se adequar à maneira das cenas. A começar pelo modo de foco central, pois nele sempre aponta primeiro a câmera para o elemento no qual você quer focar e aperta o disparador até a metade para memorizar o foco. Já a medição de luz deve estar em multizona, a que rende resultados bons na maioria das situações com as câmeras modernas.

A sensibilidade ISO deve ficar no automático, assim já determinará de variação entre 100 ou 800, o que é razoável para a maioria das situações – de toda a maneira, quanto menor a sensibilidade, mais estético o resultado. Por seu lado o equilíbrio de branco pode ser ajustado em modo ensolarado, o que mais se aproxima do que os olhos enxergam.

Na exposição, o modo prioridade de abertura (A/Av) é o mais recomendável porque é de uso fácil e intuitivo.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotojornalismo nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

#amazon #Marketing  #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   #TCC  #CursoFotografiaEAD