OPÇÕES DE LUZ E CABELO

em Artigos e Entrevistas.

Agora que vimos nas aulas práticas várias opções para luzes de fundo, vamos reverr alguns dos mesmos princípios e modificadores para outra situação; aquela que é subestimada com frequência em fotografia de retrato: luz de cabelo.

Na fotografia clássica, luzes
de cabelo servem para dois propósitos: possibilitam destaque na sombra lateral
do rosto, acrescentando dimensão, e visualmente separam o modelo do fundo.

Luzes de cabelo podem ser fortes
e sutis, uma vez que a aparência depende de acessório modificador usado e, é
claro, do seu próprio gosto como criador da imagem.

 REFLETORES PARABÓLICOS

 Quando você compra tochas de estúdio,
geralmente adquire os refletores parabólicos padrão de 15 ou 20 cm como parte
do pacote. Geralmente chamados de “panelas”, são projetados para pegar a luz
gerada pelo flash e jogá-la no modelo da maneira mais uniforme e eficiente possível.
A luz vinda desses refletores será forte e concentrada, uma pequena fonte
jogando sombras duras, sem nuance.

Escolhi uma modelo loira porque é
fácil superexpor cabelo loiro. Em todos os exemplos, eu usei a mesma potência
na luz de cabelo e luz principal (a leitura em f/stop é a mesma). Algumas
pessoas possuem o cabelo tão escuro e sem brilho que na verdade ele absorve a
luz, o que significa que você terá que aumentar a luz de cabelo para que o
efeito seja visível. Se precisar fazer isso, tenha cuidado para não estourar os
brilhos do pescoço, ombros ou roupas claras.

Preparei minha luz de cabelo,
ajustei com um refletor parabólico básico a uma altura de aproximadamente 2,5
metros, atrás da modelo e à esquerda da câmera, apontando para a direita da
modelo (lado esquerdo da câmera).

Mesmo com o flash acionado no
mesmo f-stop que a luz principal, a de cabelo fica tão forte que ofusca sua
própria função, que é ser uma luz de detalhe e não chamar a atenção para ela
mesma.

Agora, você poeira reduzir a
potência da luz de cabelo em 1/3 ou 2/3 de ponto de ar uma aparência mais suave
(apesar de ainda parecer “forte”). Você pode também usar uma lente com uma
distância focal longa o bastante para que a luz não caia na lente, criando
efeito de flare.

Você deve estar pensando que pode
mudar a luz um pouco mais para a direita e manter distância da lente. É
possível fazer isso, mas se o modelo virar a cabeça, a luz pode aparecer no
lado do rosto ou, pior, no lado do nariz – definitivamente, nem um pouco
interessante, mesmo que minha modelo esteja adorável olhando para sua câmera.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de retratos nas
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