AS OBJETIVAS GRANDE-ANGULARES

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Distorção de perspectiva típica das lentes grande-angulares

As objetivas cuja distancia focal é mais curta em relação a objetiva normal, dividem-se em dois tipos: grande-angular média que produz uma distorção pouco perceptível; e super-grande-angular, que impõe à imagem uma distorção acentuada. As objetivas com distancias focal curta permitem ao fotografo obter uma vasta cobertura até em espaços reduzidos e dão grande profundidade de campo. Em conjunto, estas propriedades concedem possibilidades muito interessantes de controlar as relações entre os diversos elementos da cena.

A característica mais apreciável da objetiva grande-angula, para o padrão full frame,  é a sua cobertura de 62°, no caso da distância focal média, como a de 35 mm; ou 94° no caso da objetiva de 20 mm, por exemplo.

Em lugares estreitos em que o fotografo não pode recuar muito para abranger a cena com uma objetiva normal, a grande-angular é imprescindível. A sua enorme cobertura dá a sensação aos interiores e, quase sempre, é a mais apropriada para abranger a ampliação de uma paisagem. Talvez o mais importante seja a capacidade de incluir quer o primeiro plano imediato quer os objetos distantes, o que permite explorar a relação entre os objetos próximos e o fundo.

Como a objetiva comprime a imagem no plano do sensor, é muito eficaz para captar a luz, pelo que a grande-angular apenas necessita de uma abertura pequena, até no seu máximo valor f/.

Daqui resulta que a profundidade de campo da grande-angular é muito maior. Por exemplo, na fotografia de reportagem pode ser a ideal para fotografias instantâneas que exijam uma reação imediata; na hipótese de um dia muito luminoso, a objetiva de 28 mm, para o padrão full frame, permitirá fixar com nitidez qualquer objeto situado desde a distância de alguns metros até ao infinito – pelo que o fotografo pode apontar e disparar sem focar.

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