Estas
“outras luzes” não são tão intensas quanto a do flash, mas ficam em quadro durante toda a
duração da exposição.
Isso
significa que não importa por quanto tempo o obturador fique aberto, estas
luzes continuarão a acumular brilho, e qualquer uma que se mover vai aparecer
borrada. Se você segurar a câmera com firmeza, então só os objetos em movimento
– como as pessoas – ficarão borrados.
Se a câmera
se mover, então cada fonte de luz no fundo vai criar um raio de luz na imagem.
Por exemplo, se mover a câmera para cima durante a foto, cada fonte de luz vai
parecer um raio para cima.
Normalmente,
imaginamos a velocidade do obturador como algo que controla o borrado em uma
imagem, mas no escuro é a combinação de ISO e velocidade de obturador que ajuda
a produzir o borrado. Se o ISO estiver muito baixo não haverá muita luz
ambiente para registrar e não teremos nada borrado.
Mas se o ISO
estiver muito alto, haverá muita luz ambiente e o borrão e sombras fantasmas
começam a aparecer a ponto de estragar a imagem. Como cada lugar é diferente do
outro, e a pode mudar várias vezes durante um evento, não há uma fórmula pronta
para acertar a exposição aqui. Em vez disso, prefiro discutir a teoria sobre
por que usar exposições diferentes para que você possa criar sua própria combinação
de acordo com cada momento.
É importante
lembrar que a intensidade da iluminação local [ambiente] determina como usar os
ajustes para obter o efeito desejado, e que é possível obter os mesmos
resultados com o uso de configurações diferentes para cada tipo de luz
ambiente.
É possível criar sombras fantasmas e efeitos borrados com as seguintes configurações.
. Muito escuro. Comece com uma velocidade de 1/10s
combinada com ISO 3200.
. Moderadamente claro. Comece com uma velocidade de 1/20s
e ISSO 1600 para obter o mesmo efeito.
. Muito claro. Comece com velocidade de 1/10s e ISO
800.
Agora vamos
lidar com outra variável. A velocidade do movimento vai determinar, o quanto de
borrado teremos.
Pense desta maneira: se mover sua câmera com o assunto, estará reduzindo a quantidade de movimento relativo entre você e o assunto, então o movimento aparece mais ao fundo.
Se o assunto estiver se movendo muito rápido haverá muito mais borrado do que se eles estiverem devagar. As configurações listadas acima funcionam bem para movimentos médios na pista de dança se dança se acelerar muito, talvez seja interessante limitar um pouco o movimento aumentando a velocidade do obturador.
Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de eventos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.