Em 1937 deslocou-se até a França para fotografar Eduardo Vlll e a senhora Simpson no dia do seu casamento, e dois Anos depois lhe pediram que fotografasse a Rainha Isabel, casada com Jorge Vl. Continuou depois a ser o retratista favorito da família real inglesa. Foto: Mick Jagger
Finalmente Beaton foi obrigado a empregar uma câmera profissional mais incomoda e pesada, para chapas 20 cm x 25 cm, que o forçava a trabalhar mais refletidamente, mas com maior visibilidade.
Nessas condições podia ver exatamente como ficava a fotografia no vidro despolido, sendo muito mais fáceis as correções na composição e na perspectiva. Desse modo, Beaton pode fazer fotografias menos organizadas e menos produto do acaso.
A segunda Guerra Mundial terminou com o mundo que Beaton e os seus amigos tinham construído. Em 1940, após seis semanas a satisfazer compromissos comerciais me Nova York, Beaton regressou a Inglaterra onde foi nomeado fotógrafo do Ministério da informação.
Recebeu instruções para fotografar Londres durante a guerra fotografou para fotografar Londres durante os bombardeios, como propaganda na Grã-Bretanha e no estrangeiro. Durante a guerra fotografou também operações militares na Inglaterra, no Egito e no Extremo Oriente.
Depois da guerra, Beaton voltou à fotografia comercial para se manter. A trabalhar para a Vogue, em 1946, produziu um conjunto de fotografias de moda, intitulado A Nova Realidade, que nada tinha de realista, com modelos elegantes em tarefas mundanas. Apesar do êxodo dessas fotografias, Beaton descobriu alguns anos depois, que ele e a sua obra tinham passado de moda. Voltou ao seu primeiro amor, o teatro, e foi premiado pelos cenários e vestuários em filmes como Gigi e May Fair Lady.
Nas décadas de 60 e 70 Beaton juntou-se de novo a juventude e dinamismo, fotografando amigos coo a estrela do pop Mick Jagger e o artista David Hockeney.
Uma vez por outra realizava trabalhos comerciais, até sofrer um ataque que o incapacitou, em 1974. Recuperou parcialmente e voltou a trabalhar.
Pouco antes de falecer, em 1979, estava em Paris fotografando coleções para a Vogue Francesa.
Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.