Melhore a qualidade da imagem

em Dicas & Tutoriais.

Qualidade da imagem, lentes telezoom, photoshop, equipamento fotográfico, DSLR, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, aulas de fotografia sp, cursos de fotografia online, cursos vips de fotografia, aulas individuais de fotografia, melhores escolas de fotografia de SP,

Foto original, sem Photoshop

Bons fotógrafos procuram captar o melhor no instante da exposição. Deste ponto em diante, pode ocorrer degradação na qualidade desta imagem. Para minimizar isso, é importante entender os pontos fortes e fracos do equipamento que se usa e estar consciente das falhas comuns causadas pelo funcionamento das lentes.

Lentes telezoom sofrem de dois problemas técnicos apesar de sua maior capacidade em relação às lentes focais simples: distorção e vinheta. O zoom distorce a imagem, mas não o suficiente para causar um grande problema na fotografia. A distorção “Barril” geralmente ocorre no final da distância focal curta do alcance do zoom, em que a ampliação diminui com a distância do eixo – fazendo a imagem parecer “abaulada” no meio. Em algumas lentes zoom, o tipo de distorção varia pela extensão da imagem e é de difícil correção na pós-produção.

A vinheta, o escurecimento dos cantos da imagem é causada por um estreitamento da lente que obstrui o feixe de luz. Isso é comum com zoom compacto longo e visto com mais frequência no final da maior distância focal. Usar aberturas menores do que o máximo possível, ajuda a reduzir o problema.

As câmeras DSLRs usam sensores do tamanho APS porém, são equipadas com lentes projetadas para sensores full-frame – que evitam as vinhetas mais acentuadas.

Obtenha o melhor de suas lentes

Um erro comum que várias pessoas cometem é comprar a câmera mais cara, depois equipá-la com lentes baratas. Na verdade, a melhor maneira de equipar a câmera é acoplando lentes melhores: facilmente se perde qualidade de imagem com lentes inferiores e, ao comprar as melhores, pode-se mantê-las quando atualizar a câmera. Mas não importa a lente que você tenha, há muitos modos comprovados de obter o melhor aproveitamento dela:

* Use a lente na melhor abertura: varia para cada modelo, mas é geralmente um ou dois pontos a menos que a abertura total. Por exemplo, se a abertura total da lente é f/2.8, a melhor abertura, geralmente, é cerca de f/5.6.

  • Evite usar a máxima abertura a menos que você tenha as melhores lentes.
  • Não use a abertura mínima (como uma f/16 ou menor), pois a qualidade da imagem cai, independentemente da qualidade da lente.
  • Para níveis mais baixos de distorção, ajuste o zoom para o alcance médio.
  • Sempre use um para-sol para prevenir o flare.
  • Evite as distâncias focais mais próximas, a menos que a lente ofereça opção close-up ou seja projetada para closes.
  • Mantenha a lente cuidadosamente limpa.
  • Ao usar câmeras DSLRs, foque manualmente.

Essas são as dicas preliminares. Veja mais detalhes no material didático de seu módulo e se você é nosso aluno, aproveite o plantão de dúvidas da escolha. Basta agendar horário.

Gostou? Veja + no Blog da Focus: http://focusfoto.com.br/blogs/