MÁSCARAS E BANDEIRAS

em Equipamentos.

Uma máscara é um termo inventado, na fotografia de estúdio, para dizer que “algo vai ficar meio”.

Qualquer coisa que possa ser
colocada entre uma fonte de luz e um assunto pode ser uma máscara, sua mão, um
pedaço de celofane, um cartão ou um pedaço de fita adesiva
.

Uma bandeira é uma máscara opaca
com formato retangular. Como Speedlite, você frequentemente deseja controlar a
propagação de luz de uma bandeira.

Você pode usar a bandeira na
parte superior inferior ou em ambos os lados do Speedlite.

Uma bandeira pode ser útil quando
estiver iluminado de lado ou de frente, especialmente, se quiser manter a luz
sobre o assunto de fora do fundo.

Outro uso importante de uma
bandeira é evitar que o flash estoure na objetiva quando você tem um Speedlite
que esteja posicionado por trás do seu assunto. Isto pode ser facilmente
corrigido ao acoplar-mos uma bandeira na lateral da câmera do flash de modo que
não se espalhe para a objetiva.

Se usar bandeiras em ambos os
lados do Speedlite, você terá um conjunto de “barn doors” que podem ser usados
para direcionar a luz para o assunto, sem deixar que escapem sobre o fundo ou
na objetiva da câmera. Além disso, pode colocar um Speedlite com ban doors em
close para criar um feixe intenso de luz.

Honl Speed Gobos

A Atek fabrica uma máscara muito útil que pode também ser utilizada como um cartão refletor simples. Medindo 10 cm x 19 cm, é feito com nylon e revestido com plástico rígido. Outro lado é branco ou dourado. Como nas áreas ásperas em ambos os lados, você pode prendê-lo à Speed Strap de qualquer lado.

Use o lado preto par o flash se
estiver tentando limpar a programação da luz. Use o lado branco ou dourado para
o flash, com a cabeça inclinada para cima, e você terá um cartão refletor muito
bom (que leva um pouco de luz para afrente, para os olhos, enquanto a maior a
maior parte dela refletida para o teto para preencher a sala).

Eles são vendidos individualmente. Se você comprar um par, um branco e um dourado, poderá usá-los juntos com os barndoors e ter duas opções de cartões rebatedores. Eu sempre carrego pelo menos dois no meu kit.

Cartão rebatedor Rogue FlashBender

A Rogue fabrica um FlashBender que é semelhante no uso da máscara Atek. Convenientemente, a Rogue tem uma cinta embutida, assim você pode prendê-la diretamente no Speedlite. Um dos painéis de nylon preto removível de modo que este Flashbender também pode ser uado como um rebatedor flexível.

Caso esteja usando o Speedlite
com a cabeça em zoom aberto, prendo-o no refletor FlashBender da Rogue. A
largura extra garante que o flash fique completamente bloqueado.

Aproveite para rever mais dicas sobre acessórios para flash nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#flash #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 15/08/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)