MACROS

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Macros, potencial, closes, objetivas, mundo novo, mundo invisível, fotógrafos, recursos, temas minúsculos, distância focal, fotografia cursos, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, focusfoto, blog de fotografia

Explore o potencial para closes destas objetivas e descubra um mundo novo em praticamente todo lugar em que estiver

Macros permitem que você penetre em um mundo invisível para outras pessoas.

A maioria dos fotógrafos usa esse recurso para preencher o quadro de temas minúsculos, mas as macros são muito mais versáteis do que isso. A maioria das  lentes macro  tem uma distância focal entre 50 mm a 180 mm e uma abertura máxima razoavelmente ampla, perfeita para quando se deseja desfocar bem fundo.

Em distâncias normais, pode-se usá-las como objetivas fixas.

A maioria oferece uma abertura máxima de cerca de f/2.8, o que irá criar uma baixa profundidade de campo quando se clica retratos, por exemplo. Por isso para fotos normais basta usar as mesmas técnicas que você usaria com as objetivas fixas em aberturas amplas. Mas é curta a distância que a macro realmente destaca, com profundidade de campo que pode alcançar alguns milímetros.

Para esse tipo de tema, alterne para foco manual, e foque com cuidado na parte do tema que deseja deixar nítida. Se o tema é estático, use o tripé para deixar o foco mais preciso. Se achar difícil focar precisamente com o visor experimente a Imagem ao vivo e dê zoom para checar o foco.

DISTÂNCIA PRÁTICA

Para foto caracol, acima, foi usada uma macro de 50 mm, mas é possível comprar macros com distância focal de 60 mm, 90 mm, 100 mm ou 180 mm. A principal diferença entre elas é a distância entre fotógrafo e o tema para obter a mesma ampliação. Pode não parecer importante, porém como ocorre nas objetivas normais, isso pode alterar a perspectiva e mais importante, fazer uma enorme diferença em temas como insetos, que não é possível chegar perto o suficiente sem assustá-los.

A curtas distâncias, a profundidade de campo da macro pode ser de apenas alguns milímetros.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia close-up nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.