MACROFOTOGRAFIA E FOCALIZAÇÃO

em Uncategorized.

Macrofotografia, focalização, ampliação, aproximação, segurar a respiração, disparar, momento exato, autofoco, cursos de fotografia, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, curso fotografia, registro Mtb Fotógrafo profissional

Com relação à focalização, normalmente não se foca como para os outros tipos de foto, estabelece-se a ampliação ou aproximação desejada na lente e então é o corpo do fotografo que fará um super suave movimento até encontrar o foco perfeitamente

É um processo que exige apoiar firmemente a câmera nos braços e no rosto, apoiar firmemente os braços no corpo, segurar a respiração e disparar no momento exato em que o assunto entrar em foco. Recomenda-se desligar o autofoco da lente, pois não costuma ter boa eficiência em macro.

No caso de animais, se tiver que escolher uma área que entrará em foco, privilegie sempre os olhos ou a parte mais significativa, por exemplo, as asas de uma borboleta. Busque também alinhar o assunto paralelamente à câmera para que a maior parte dele esteja em foco.

No caso de uma borboleta, isso significa fotografar por cima quando ela estiver com as asas abertas, e lateralmente quando estiver de asas fechadas.

O foco extremamente crítico das lentes macro não deve ser encarado como um problema, mas assumido como característica que pode ser explorada positivamente, propiciando destacar o objeto ou área do objeto através do foco seletivo, e sobre um fundo muito desfocado e suave, aumentando a sensação de profundidade.

Para fotos de máxima qualidade técnica, deve-se buscar, sempre que possível, apoiar a câmera em tripé, embora a perda de agilidade possa levar a perda de oportunidades de foto. no tripé, recomenda-se o uso de cabo de disparo e trava do espelho para evitar as pequenas vibrações internas. O trilho para o tripé é um acessório interessante, pois ajuda na focagem, movimentando suave e precisamente a câmera para frente e para trás.

Para macrofotografia o ideal é usar uma lente macro, de 50, 100 ou 200mm, sendo que considera-se 100 mm a ideal, pois é útil também para diversos outros tipos de fotos. Um bom modelo ofereça abertura máxima de 2.8 e aumento de 1:1. A Canon possui uma lente exclusiva para macro de 65 mm, que aumenta de uma a cinco vezes de modo contínuo.

Para obter maiores aumentos pode-se utilizar também foles e tubos de extensão, que são interpostos entre a câmera e a lente, não interferindo na qualidade ótica, pois não possuem lentes, mas escurecendo-a significativamente. Nesse caso, o uso do ring flash é praticamente obrigatório para realização da foto. foles não são práticos de usar, precisando ser apoiados em tripés, sendo mais adequados para assuntos estáticos.

 Aproveite para rever mais dicas sobre macrofotografia  e natureza nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)