LUZ NATURAL E ARTIFICIAL

em Artigos e Entrevistas.

Há certos momentos do dia, especialmente quando o sol, nasce ou morre, em que se deve trabalhar em condições mistas de luz

Ou seja, as luzes artificiais
das luminárias das ruas e dos edifícios se confundem com a luz natural.

Em geral, encontram-se dois tipos
de combinação: luz do dia junto com a luz de tungstênio, e luz do dia somada à
luz fluorescente. Cada um desses tipos põe um problema específico.

Se o filme que estiver na sua
máquina for para luz do dia, a área da imagem iluminada por luz de tungstênio
tenderá para o alaranjado. Se a luz artificial for fluorescente, a “aberração”
cromática será esverdeada. No caso contrário, em que o filme é balanceado para
a luz de tungstênio, as áreas iluminadas por luz natural “puxarão” para o azul.

Esse efeito, porém pode ser
explorado intencionalmente, com resultados bastante interessantes. Uma janela
acesa em meio a uma paisagem crepuscular; postes de iluminação com suas
lâmpadas das acesas nas primeiras horas da manhã; um cais com suas luzes
refletidas na água durante um pôr do sol.

Antes de colocar o cartão na máquina é importante decidir o tipo de iluminação que deverá predominar na foto – natural ou artificial. Como regar geral, as áreas mais extensamente iluminadas por um tipo de luz – digamos, a luz do crepúsculo é que devem indicar a escolha do filme. Dessa forma, a aberração cromática incidirá em pontos isolados da imagem, e não ao contrário. A distorção aqui funciona como um algo a mais, e não como ponto principal da foto.

A exposição é outro fator que exerce influência nos resultados cromáticos de uma foto com iluminação mista. Vamos tomar como exemplo uma cena crepuscular que inclua uma iluminada artificialmente. Se você fixar como ponto de referência para a leitura do fotômetro as áreas escuras, é fatal que as luzes apareçam superexpostas. E, se o ajuste de WB for para a luz do dia, as distorções provocadas pelas luzes artificiais poderão contaminar a cena como um todo.

O contrário, isto é, regular a velocidade/abertura com base nos pontos luminosos, poderá mergulhar toda a área circunvizinha em travas. A solução é buscar uma regulagem intermediária que tendas mais para as áreas escuras, caso a luz natural esteja muito fraca.

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