IMAGENS DUPLAS

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Se você passar ao lado de um edifício de vidro, ou de qualquer superfície reflexiva, avalie os contornos para ver a potencial duplicação da rua

Outro tipo de reflexo ou efeito caleidoscópio, que poderia ser apenas chamado “duplicação”.

É uma técnica que sempre usei instintivamente porque você nem sempre pode buscar o óbvio na fotografia de rua.

Você tem que olhar para cima e para baixo, buscar diferentes perspectiva a partir das quais fotografar e, geralmente, procurar alternativas.

Estamos cercados por superfícies que nem sempre são fundos opacos que permanecem estáticos, por assim dizer, para fotografias. Podem ser transparentes. Mais significativamente, podem refletir de volta, distorcer e surpreender.

Nem sempre olhamos para esse mundo paralelo porque sabemos que não é real, nós o damos como certo; mas lembre da imaginação das crianças e como ficam naturalmente fascinadas ao perceber seus reflexos na rua e como brincam com eles de modo espontâneo.

É isso o que os fotógrafos de rua fazem: entendem mais do que a criança, mas procuram brincar com o ambiente.

Usar reflexos para dividir fotos – com uma metade imitando a outra no sentido inverso – é um truque que muitos fotógrafos usam porque a foto pode ser ingênua e quase surreal. No nível do solo você tem de posicionar-se exatamente contra o reflexo, de modo que a divisão esteja aproximadamente no meio.

Quanto tempo esperar e em que momento o trabalho parece ter dado o que tinha de dar, com um número suficiente de fotos? Acho que existe algum tipo de intuição que entra em jogo, quase como um lembrete para não abusar da sorte. A sorte é preciosa e ela deve vir naturalmente.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia urbana nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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