ILUMINAÇÃO PARA CLOSES

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

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A fotografia em close diferente bastante do trabalho comum em um ponto muito importante: a iluminação

Quando fotografamos uma
pessoa, por exemplo, eventuais distorções causadas pelo jogo de luz e sombras
são de pronto compensadas pelo conhecimento que temos do ser humano; um rosto
meio iluminado não fornece somente a imagem de metade de um rosto: adivinhamos
que a área escurecida não esta vazia, mas contém a parte complementar da cabeça
da pessoa.

Em um close de um objeto pouco
familiar, porém essencial que a imagem fotográfica exibida claramente todas as
peculiaridades do objeto que julgamos relevantes; não se pode esperar que quem
olha a foto conheça os detalhes ausentes de um objeto que nunca viu antes.

Quando a fotografia é tirada ao
ar livre, as condições de iluminação costumam ser suficientemente boas para
permitirem resultados aceitáveis. No entanto, se o dia não é muito claro, as
pequenas aberturas, necessárias no trabalho em close, exigiam iluminação
auxiliar. E quando se trabalha em interiores, os equipamentos de iluminação se
tornam especiais.

A fonte de luz para closes deve
ser pequena o bastante para ser usada perto do motivo. Ao mesmo tempo, não
convém que gere muito calor, o que poderia comprometer motivos vivos.

De preferência, a luz deve ser
compatível com iluminação ambiente. Se o motivo se move (exigindo ou não um
acompanhamento da câmera), a frente de luz deve seguir tal movimento, ou então
cobrir uma área suficientemente grande para que o motivo não saia dela. A
melhor fonte de luz seja principal ou adicional (em cenas fotografadas com luz
natural), é o flash.

Ao utilizá-lo, lembre-se de que
não se pode misturar a luz de lâmpadas de incandescência com flash, pois isso
causaria desequilíbrio de cores na imagem.

FLASH ELETRÔNICO

A fonte de luz ideal para closes
e flash eletrônico, devido a sua facilidade de operação: ale é pequeno, pode
ser preso à câmera, é compatível com a luz do dia, não prejudica motivos vivos
e não produz calor.

Além disso, a pequena duração de
sua descarga permite imobilizar o movimento. As únicas desvantagens que o flash
apresenta são a impossibilidade de realizar a focalização com sua ajuda e o
fato de não permitir avaliar de antemão o resultado da iluminação que
proporciona.

As unidades profissionais de
grandes dimensões não se prestam para trabalho em close, apesar de, graças ao
tamanho de seu refletor, produzirem a luz um pouco mais suave do que a dos
equipamentos portáteis. Em todo caso, esse efeito pode ser conseguido com
unidades menores, desde que a luz seja rebatida em algum anteparo – um refletor
de apenas 3 x 5 cm é suficiente para difundir a luz que alcançará um objeto
muito pequeno, situado a 30 cm de distância.

O flash ideal para
fotomacrografia é o tipo TTL, que proporcione distância mínima de aproximação
de 390 cm e que produza descargas de curta duração – entre 1/1000 e 1/30000 de
segundo. A maioria dos flashes eletrônicos automáticos alimentados por pilhas
obedece a essas especificações. Além disso, convém que a unidade tenha
regulagem de abertura para todas as sensibilidades de ISO, pois no trabalho em
close não são comuns aberturas efetivas da ordem de f/32 e até menores.

Aproveite para rever mais dicas sobre closes e macrofotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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