HORA DO DIA

em Dicas & Tutoriais.

Quando estão trabalhando em ambientes externos, os fotógrafos devem estar constantemente atentos ao fato do sol estar brilhando ou não

E, se estiver, o quão forte; o
quão longas estão as sombras projetadas, em que direção elas apontam, e sabendo
isso qual a posição do sol. O contraste e a temperatura da cor também são
afetados pela hora do dia
.

Sombras e luz

Quanto mais você fotografa em
ambientes externo, mais atento você se torna à relação entre a hora do dia e a
natureza das luzes e sombras que estão presentes.

Isto significa, claro, que você
estará melhor preparado para extrai o máximo das oportunidades fotográficas, já
saberá quais parte do dia oferecerão o tipo de luz com a qual quer trabalhar.
Por outro lado, se você não puder escolher seu momento preferido, uma
compreensão das condições com as quais você tem de ligar irá ajuda-lo a adaptar
sua técnica ás circunstâncias.

Todos estamos cientes de que as
sobras são mais longas no início e no final do dia, e que consequentemente,
estão mais curtas ao meio-dia. Menos óbvias 
são as mudanças na amplitude de luminosidade da cena (contraste) durante
o dia, tanto na luz geral quando nos detalhes. Estes são resultados das
mudanças nas sombras.

Quando as sombras estão longas, a
amplitude de luminosidade no primeiro plano tende a ser baixa: o sol está
oblíquo em relação a maioria das superfícies, a luz é fraca e as sombras
preenchem as texturas. Na medida em que as sombras encurtam as superfícies
recebendo luz aumentam em áreas e elas também se tornam mais claras.
Entretanto, as sombras não clareiam no mesmo passo. O resultado é uma diferença
cada vez maior entre as áreas claras e as sombras; ou seja, o contraste
aumenta.

Ao mesmo tempo, na medida em que
o sol se ergue no céu, seu brilho aumenta muito rapidamente – muito mais rápido
que a luminosidade no chão. Isto aumenta a amplitude de luminosidade geral da
cena ao ponto em que se torna difícil para o sensor capturar tanto os detalhes
das sombras quanto das altas-luzes. É por isso que, na maioria dos lugares, a
fotografia é complicada durante o meio-dia (veja também as pp. 48-49, 226-27)..

Cor l dispersão atmosférica

O movimento do sol pelo céu causa
as maravilhosas e variadas mudanças diárias na cor da luz do dia. O fenômeno
por trás desta mudança é chamado de dispersão Rayleigh. Este fenômeno descreve
como os comprimentos de ondas curtas azuis são dispersos pelas moléculas de ar
com mais intensidade que os comprimentos de ondas longas vermelhas e amarelas.

Perto do meio-dia, a luz parece
branca, em parte porque qualquer cor parece branca quando fica suficientemente
clara; o céu é azul devido ao fato de que as moléculas no ar dispensam a luz
azul mais que a vermelha. Entretanto, quando o sol está baixo no céu, ele fica
menos brilhante como resultado da dispersão atmosférica, e também mais
vermelho, pois a luz azul foi dispersada  para longe dos raios solares, deixando os
vermelhos e amarelos predominantes no céu próximo. As partículas de sal no ar
contribuem ainda mais para o pôr-do-sol alaranjado no mar.

Estas mudanças na cor da luz
podem ser compensadas com o controle de balanço de branco. Este tem o efeito de
tomar os brancos neutros, enquanto os azuis são intensificados.

Aproveite para rever mais
dicas sobre fotografia e fontes de luz nas suas apostilas, bibliografias e
vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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