HARMONIA E CONTRASTE

em Dicas & Tutoriais.

Suponhamos que você deseja fotografar uma paisagem onde o matiz dominante é o verde, com o um vale ou uma floresta com verdes de saturação e brilhos diversos

Na busca de um primeiro plano,
você encontra apenas um a pequena casa cor-de-rosa de brilho intenso, que
contrasta fortemente com o resto da paisagem
.

O verde ou um rosa são cores
complementares e tais cores só se harmoniza produzindo um resultado agradável,
quando possui um baixo nível de saturação.

A solução mais simples, neste
caso, é ajudar o enquadramento, omitindo o primeiro plano para resguardar a
harmonia; está ficará por conta das diversas tonalidades do matiz principal, ou
seja o verde. Contudo, se, mesmo as – 48 sim, você desejar incluir a casa do
seu enquadramento, será necessário recorrer a algum expediente.

O manuseio da exposição é a
solução mais indicada. Você pode, por exemplo, superexpor a imagem. A câmera
vai se portar da mesma maneira que o refletor branco colocado junto ao azul:
todas as cores vão perder saturação e perecerão mais pálidas. Com isso, o
contorno dos objetos será atenuado, não se perceberão as texturas com tanta
clareza e a imagem ficará mais harmônica.

O mesmo efeito pode ser obtido
pela superexposição da imagem. Nesse caso, todas as cores ficarão mais escuras
e o contraste entre elas será menor.

Um filtro de cor do tom
predominante na cena – verde, no caso – também pode criar harmonia. Toda a
imagem vai ser atingida por ele e a cor que provoca o contraste será bastante
modificada, criando-se uma atmosfera tranquila.

Uma outra forma de obter redução
nos contrastes de diminuição da saturação é fotografar em dias encobertos,
quando a fonte de luz extensa, ou em dias muito claros, quando a reflexão da
luz é muito intensa.

Pode acontecer também, que, tendo
a frente à casa cor-de-rosa, você resolva fazer uma foto cuja a composição se
baseie exatamente no contraste das cores.

Para isso é fundamental buscar enquadramento que coloquem em oposição às cores complementares.Você pode, por exemplo, se aproximar mais da casa, enquadrando a imagem de modo que ela ocupe uma porção considerável do quadro.

Os filtros também podem ser
usados para obter contrastes: filtros polarizadores ou ultravioleta aumentam a
saturação azul do céu, escurecendo-o e consequentemente, acentuando o contraste
com as demais cores da paisagem.

Quando se busca o contraste numa
composição, é necessário tomar algum cuidado para evitar que a foto fique com
vários centros de interesse. Este é um problema que costuma ocorrer com
frequência, porque as cores complementares igualmente saturadas competem de maneira
intensa entre si. A solução, às vezes, é restringir as áreas em que essas cores
aparecem, transformando-as em pequenos pontos de intenso brilho.

É importante saber sempre que o
efeito você deseja dar a composição, para então analisar as cores em função daquilo
que você pretende expressar.

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