Harmonia e contraste entre as cores

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                      Cores frias contrastam com cores quentes, por exemplo, verde e vermelho             

 A reação visual às cores depende não apenas de cada tom em si, mas também dos matizes com os quais se relaciona na imagem que percebemos. O vermelho, por exemplo, parece mais brilhante e mais quente perto do azul do que quando situado junto ao amarelo; reciprocamente o azul, se próximo ao vermelho, tem uma aparência mais fria e menos ativa quando confrontado com o verde. A contraposição de cores de características diferentes é o que chamamos de contraste; seu controle é essencial para a obtenção de boas fotos.

A distinção entre cores que contrastam e cores que ‘brigam’ ou se chocam resulta muito mais de gostos pessoais do que de regras fixas. De modo geral, porém, quanto mais distintas as peculiaridades das cores mais elas contrastam.

Há várias situações típicas em que o contraste realmente é grande:

  • Cores primárias saturadas costumam contrastar entre si. Isso ocorre frequentemente na natureza.
  • Cores completamente saturadas também contrastam mutuamente. Assim, o azul e o verde, por exemplo, contrastam respectivamente com as cores amarela e magenta.
  • Cores brilhantes ou claras contrastam com cores escuras. O amarelo-canário faz o azul-marinho parecer ainda mais escuro, e, reciprocamente, este confere aspecto mais brilhante àquele.
  • Cores frias contrastam com cores quentes (por exemplo, azul e vermelho).
  • Cores fortes contrastam com cores neutras – folhas verdes fornecem um contraste eficaz quando vistas contra o fundo neutro de um céu nublado.
  • As diferentes tonalidades de uma mesma cor podem também contrastar entre si, principalmente se houver diferença de saturação. Assim, um objeto vermelho profundo produz contraste com se oposto, um rosa muito pálido

 

O uso do contraste de cores

Há duas maneiras principais de usar o contraste na fotografia: cria-lo por meio do arranjo do motivo (como numa natureza-morta) ou aproveitar situações já existentes na cena (como numa paisagem), selecionando os componentes que participarão da imagem por meio da composição no visor.

Numa situação em que o fotógrafo tem controle total sobre as condições em que está trabalhando, os diversos componentes da cena podem ser deslocados até que se obtenham os melhores efeitos. Dessa forma, pode-se criar contraste entre vários objetos de um motivo ou entre estes e o fundo ou o primeiro plano, conforme o caso. O mesmo procedimento é empregado quando se faz um retrato de uma pessoa ou grupo, apesar de a liberdade de movimentos ser bem menor.

Já ao fotografar ao ar livre não há como alterar as posições relativas dos diversos elementos; no entanto, muitas vezes se consegue, ao compor a imagem, descobrir alguma mancha de cor que contraste com o tom geral da cena, dando-lhe mais vida – até mesmo uma pequena flor, colocada em local estratégico, pode fornecer o contraste necessário; basta ter paciência e procurar o melhor ângulo de tomada, certo?

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