Fotos mostram as referências clássicas para os ensaios de moda atuais

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O diretor de arte e fotógrafo Bert Stern capturou a imagem cima à esquerda, do ator Walter Chiari junto à modelo Monique Chevalier, que bebe, absorta, de uma taça de vinho Chateau Lafite-Rotschild. A fotografia foi publicada na revista Vogue em 1962, e em 2010 Stern foi chamado para recriá-la para a marca de cerveja Stella Artois.                                                                                     

André Cabette Fábio
Estudante de história da moda compara ensaios fotográficos recém-publicados com aqueles que os inspiraram

Amy M. Spindler, crítico de moda do jornal americano “The New York Times”, escreveu certa vez que quem está na moda há mais de cinco anos costuma ter a sensação de já ter visto tudo. É como se o profissional fosse alguém “afundando e vendo a vida passar em frente aos olhos”.

Era 1996, e ele falava da forma como a indústria da moda parecia reciclar o passado imediato. A constatação de Spindler resume a ideia de que o mundo da moda traz de volta de tempos em tempos tendências que já tiveram a sua vez.

Em março, por exemplo, o jornal britânico “The Guardian” anunciou a volta dos anos 90 em 2016 – fazendo a ressalva de que é necessário saber o que aproveitar da década do Nirvana e das Spice Girls. Mantido pela estudante de história da arte Lilah Ramzi, o site Part Nouveau traz um acervo que mostra como a indústria da moda constantemente olha para si mesma em busca de inspiração.

“Como estudante de história da moda, percebi como grande parte do material criativo produzido e desenhado hoje tem raízes em uma encarnação prévia”, escreve Ramzi na apresentação do site. A imagem acima à esquerda mostra fotografia da designer Gabrielle Chanel feita pelo alemão Horst Paul Albert Bohrmann em 1937, para a revista ‘Vogue’ em Paris.

Desprezando a composição de retratos tradicionais, Chanel evitava encarar a câmera diretamente, da mesma forma como fazia em relação a perguntas sobre sua infância e criação”, escreve Ramzi.

A prática do mundo da moda de olhar para a produção de períodos anteriores se repete também em outros ramos da indústria criativa, cujos profissionais têm que buscar referências em fontes parecidas sob o risco de ficarem de fora de tendências. A inspiração, cópia ou quase cópia também é uma tática usada para atender às demandas de uma indústria que exige criação com tempo e custos baixos.

Fonte: https://goo.gl/8E2zpR  

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