FOTOGRAFIA ARQUITETÔNICA

em Dicas & Tutoriais.

Fotografia arquitetônica, fotografar prédios, técnica, qualidade, fotógrafo arquitetônico, espaço, criatividade, escolas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, a linguagem da fotografia

“Os fotógrafos arquitetônicos enquadram com muito carinho e frequentemente evitam o uso de vistas extremamente grande-angulares”

Há uma grande diferença entre fotografia arquitetônica e fotografar prédios; não é nada relacionado com a técnica ou com a qualidade, mas tem as ver com aproximação.

Embora a primeira responsabilidade do fotógrafo arquitetônico seja com o prédio – como uma fotografia de retrato, a personalidade deve ser capturada com fidelidade e de maneira atraente – ainda há um grande espaço para criatividade.

Fidelidade ao espírito

Comparados com as imprevisibilidades da fotografia de vida selvagem ou de esportes, e a necessidade de estabelecer rapidamente uma compatibilidade pessoal com o fotografado no retratismo, os prédios podem parecer os motivos mais seguros e simples para um fotógrafo.

Entretanto, a exigência por imagens de alta qualidade e perspectivas corrigidas apresentam diferentes desafios.

Equipamento l movimentos da câmera

Entre os gêneros fotográficos, a fotografia arquitetônica tem uma das exigências mais altas em termos de pura qualidade técnica. As imagens são produzidas frequentemente para visualização em grandes formatos, para mostrar o trabalho tanto do arquiteto quanto da equipe de construção. As imagens de estruturas podem ser utilizadas para medição com uso de fotometria, que mede minuciosamente os detalhes na imagem para calcular as dimensões reais.

O tipo preferido de câmera para arquitetura é uma com movimentos de câmera – onde a objetiva e a película podem ser tantos deslocados quanto inclinados para um lado e para o outro, ou para cima e para baixo. Os movimentos de deslocamento ditam qual parte da imagem é vista pela película ou pelo sensor, enquanto os movimentos de inclinação ou rotação alteram a forma da imagem capturada.

Os fotógrafos arquitetônicos utilizam rotineiramente, as melhores objetivas. Todas são de distância focal fixa, com aberturas máximas projetadas para fornecer uma imagem homogênea desde o centro até os cantos, e sem vinhetas, de modo que toda a imagem fique iluminada de maneira homogênea e, acima de tudo, livre de distorções.

Paralelas l distorções é um componente essencial da alta qualidade necessária à fotografia arquitetônica. No nível mais básico, isso significa que as linhas retas do edifício devem ser reproduzidas retas na imagem. Um moderno escritório fotografado com uma câmera fotográfica com objetiva zoom mostrará laterais curvadas ou afundadas que aterrorizarão o arquiteto ou o engenheiro.

Além disso, as linhas verticais – como aquelas das paredes e colunas – devem estar precisamente paralelas com a margem superior. Para obter isso, o fundo da câmera deve estar posicionado perfeitamente paralelo ao motivo. A foto direcionada para cima, fazendo com que o prédio pareça se inclinar para trás, é detestável para um fotógrafo arquitetônico.

Os objetivos vistos nas margens de objetivas grande-angulares são frequentemente distorcidos, com os objetivos redondos aparecendo com formas ovais. Consequentemente, os fotógrafos arquitetônicos enquadram com grande carinho e usualmente evitam totalmente objetivas grande-angulares.

Aproveite para rever mais dicas  sobre fotografia arquitetônica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.