Fotografando o corpo humano

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Nu feminino em contraluz

O corpo humano, fotograficamente falando, é uma paisagem de textura uniforme e contornos em constante mutação.

A definição de suas formas, ou a sua contribuição ao tema da fotografia, depende em grande parte do tipo e direção da iluminação escolhida.

Iluminação no estúdio

A luz dura e dirigida – seja do sol ou da iluminação difusa de modelo, pois realça demais a textura e manchas da pele, limita a sua gama de tons e produz sombras muito fortes, responsáveis por destruir e suave definição dos contornos do corpo.

Quando se deseja mostrar detalhes sutis, ou o arredondamento e o volume das formas, é preciso recorrer a uma iluminação difusa. Ela pode ser criada no estúdio, bastando para isso que a luz seja refletida por grandes lençóis ou guarda-chuvas brancos, ou difundida por um pedaço de tecido ou plástico translúcido. Caso a iluminação seja muito dirigida, forma e textura serão evidenciadas ao máximo; uma iluminação uniforme tende a minimizar esse efeito escultural, e os contornos e a posição do corpo deverá assumir o lugar de maior destaque.

Mesmo os menores movimentos do modelo são capazes de alterar os resultados obtidos com a iluminação muito dirigida, e o fotógrafo deve estar o tempo todo consciente das mudanças ocorridas nas altas-luzes e sombras.

Com esse tipo de iluminação, torna-se bem mais fácil efetuar correções quando se desloca o modelo e não a própria fonte de luz. Entretanto, com uma iluminação geral bastante suave, o modelo dispõe de uma grande liberdade de movimentos, sem o risco de provocar modificações drásticas no efeito por ela produzido.

Uso da luz natural

 Os mesmos princípios aplicados à iluminação de estúdio são também válidos para a luz natural. Via de regra, a luz de um dia encoberto favorece a forma, o tom e a textura da pele, mas deve-se evitar a luz direta do sol, sendo preciso recorrer à sombra formada por árvores e construções para reduzir seu clarão ofuscante. O sol do final da tarde é capaz de criar texturas variadas e contornos pouco definidos, mas a luz implacável do meio-dia e início da tarde normalmente é violenta demais para dar bons resultados, em especial quando a pessoa conta com alguma proteção contra a luz direta do sol; mesmo assim, para que se obtenham resultados mais satisfatórios, talvez seja necessário utilizar refletores brancos para abrandar os contrastes tonais

Detalhes do corpo

Como acontece com fotografias de outros temas, também neste caso algumas partes do corpo podem parecer mais interessantes de que o todo. Formas espaciais planas, além de texturas, têm por si só a capacidade de despertar a atenção, independentemente de beleza do rosto, ou mesmo da identidade física. Essa concentração na forma pela forma talvez implique apenas um corte da cabeça do modelo a fim de despersonalizá-lo; talvez seja mais radical. É possível transformar uma pequena área de curvas e linhas em uma imagem abstrata, a ponto de torná-la quase irreconhecível como parte do corpo humano.

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