FORMATOS DE ARQUIVOS DE IMAGEM

em dicas de fotografia.

Há muitas formas de armazenar imagens digitalizadas

Estas formas são chamadas
formatos de arquivos e diferem nas diversas plataformas computacionais – seja
Mac, PC, Linux ou Unix – e diferem também conforme seja hardware ou software
.

Nada disto interessaria muito de
tivesse de trabalhar com vários, visto que as imagens com que trabalha serão
transportadas de uma aplicação para outra: do scanner para computador, para um
programa de edição de imagem para a Web e assim por diante.

As câmeras  digitais  recentes no mundo da manipulação digital de
imagem estão todas em concordância como os há muito estabelecidos formatos de arquivos,
em particular com o JPEG e o RAW.

Cada formato de arquivo apresenta
características que o tornam mais adequado a um tipo de imagem ou utilização do
que o outro. Para trabalhar com fotografias deve estar familiarizado com alguns
e ter conhecimento superficial de alguns outros.

Os formatos são identificados
através de um sufixo ao seu nome, tal como pic, aliás, como qualquer tipo de arquivo,
como o JPEG, são também métodos de compressão. A compressão de imagem é a chave
para manter imagens muito grandes manuseáveis, tal como vimos com as máquinas
fotográficas digitais.

Esta é a solução para o habitual
problema digital com a memória e o tamanho – se a memória e o espaço de
armazenamento fossem ilimitados e fosse possível transferir todos os arquivos instantaneamente,
a compressão não seria necessária. Mas tal não é possível, logo, a compressão é
necessária e utilizada. Esta é uma área altamente técnica, mas devido às
implicações que acarreta para a qualidade de imagem, é bom estar a par do que
se passa neste domínio.

Já falamos aqui sobre imagens em
mapas de bits e, sem compressão, o programa simplesmente conta todos os pixels
e os seus valores numa ordem que possa reproduzir. Imagine uma fotografia de
uma paisagem num dia de sol. Comece na fila do topo e vá verificando os pixels
um a um.

Devido ao céu ser azul alguns
pixels terá o mesmo valor – digamos que a primeira fila vai desde o 930 ao
1400. Em vez de apontar valores para todos pode apontar, em muito
menos espaço, que de 93 até o 140 tinham um dado valor. De fato este é, mais ou
menos, o modo como um bem conhecido método de compressão, LZW
(Lempel-Ziv-Welch), funciona. A maioria dos métodos é, no entanto, mais
complexos.

A compressão pode ser com ou sem perdas, o que é relativamente autoexplicativo. O LZW é um método de compressão sem perdas e quando a imagem é descomprimida nenhuma explicação foi perdida. No entanto, a compressão sem perdas não reduz muito o tamanho do arquivo – talvez 50%.

Se pretender um arquivo pequeno, a solução é utilizar uma compressão com perdas, tal como JPEG, mas irá perder algum detalhe. Pode escolher esta perda quando grava a imagem. Dependendo do método como deseja vir a utilizar a fotografia, a quantidade de informação perdida pode não ser de grande interesse, mas deve efetuar os próprios testes com configurações diferentes antes de decidir por um nível particular de compressão.

E comparar os resultados com uma
ampliação de 100%. Não é, no entanto, um método útil para a edição de imagem
porque a compressão seria efetuada em cada gravação, degradando-a
progressivamente.

Aproveite para rever mais dicas sobre formatos de arquivo nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 15/08/2020)

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