FOCO SELETIVO

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Efeito de variação na abertura do 

diafragma

Se você tiver uma objetiva com abertura ampla, como f/1.8, f/2.8 ou f/3.5, é impossível focar em um único motivo e manter o restante do primeiro plano ou do plano de fundo borrado e fora de foco.

Se escolher uma abertura pequena, como f/16 ou f/22, é possível reter a nitidez geral em suas imagens desde o primeiro até o último plano. Estas configurações menores de abertura funcionam com a maioria das objetivas e câmeras.

Seu foco é atraído pelo contraste e foco mais nítidos da imagem. Reproduzir meu modelo fora de foco e com um DOF raso me permitiu direcionar seu olhar para a laranja que ele está segurando próximo à câmera. Esta é uma forma contemporânea de quebrar as regras e fazer experiências com suas imagens. É interessante notar que nem sempre seu modelo precisa estar em foco para chegar num resultado curioso e criativo.

Entenda que o uso de pequenas aberturas contextualiza a cena, ao passo que as grandes aberturas selecionam o assunto ou motivo a ser destacado.

Mas,  a perda ou ganho da nitidez dos planos não dependem exclusivamente da profundidade de campo.  Há também o fator objetiva-objeto, à medida que se aproxima da cena, há perda de foco, à medida em que afasta os planos começam a se definir e por fim a variação da distância focal de sua lente. Lembre-se dos testes feitos nas aulas de manuseio de câmera, no módulo 1.

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