FLUXO DE TRABALHO

em Equipamentos, focus curso de fotografia.

Fluxo de trabalho, use de speedlite, modo manual, Canon EX-RT, padrões, regras, sessão de fotos, prioridade de abertura, escolas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, fotografia profissional

USO DE UM SPEEDLITE NO MODO MANUAL – FLASH CANON 600 EX-RT

Estabelecer padrões ou regras pode ser algo complicado, pois podem surgir muitos imprevistos durante uma sessão de fotos

A seguir uma fórmula genérica sobre como trabalhar com um Flash Speedlite no modo Manual.

Câmera Mode (dependendo da situação)

  • Assunto imóvel ou quase imóvel: fotografarei em Prioridade de Abertura (Av), porque eu quero controlar a profundidade de campo. Inicio com Av em 90% das vezes.
  • Assunto em movimento: é difícil fotografar em Prioridade do Obturador (Tv) com o Speedlite no modo Manual. Caso eu queira que o obturador congele a ação ou transmita movimento, fotografarei com o Speedlite em E-TTL ao invés de Manual, ver abaixo Dicas de Speedliter.
  • Pouquíssima luz: quando o ambiente estiver escuro, fotografarei com a câmera no Manual (M), pois assim posso usar o obturador para controlar como a luz será captada. Em Av, a câmera geralmente irá superexpor a cena.

DEFINA A FUNÇÃO DO SPEEDLITER

Eu decido se usarei o Speedlite com luz principal [Key light] ou luz de preenchimento [fill light]. Se o Speedlite for à luz principal, usarei fora da câmera para criar boas sombras e boa iluminação.

Se o Speedlite for usado para preencher sombras, poderá estar ou não na câmera. Se estiver na câmera, provavelmente fotografarei em E-TLL ao invés de Manual, pois o sistema Canon é ótimo no cálculo de flash de preenchimento automático.

AVALIE A LUZ AMBIENTE

Em primeiro lugar, para qualquer foto, tenho que saber como minha câmera vê a luz ambiente. Paras isso, começo a fazer fotos como teste, sem flash, para avaliar a qualidade e intensidade da luz ambiente. Se fotografo em Av. certifico-me que a compensação de exposição esteja zerada

Independente do modo flash com o qual estou fotografando, o que interessa é como minha câmera vê a luz ambiente. Por isso, começo trabalhando com o flash desligado.

Depois, com o Speedlite ainda desligado, ajusto a configuração de exposição para que o ambiente fique de maneira que quero. Isso pode ser feito usando a compensação de exposição, se estiver fotografando em Av. ou através do obturador e/ou da abertura, se estiver fotografando em Manual.

Faço quantas fotos teste forem necessárias até que a exposição esteja de acordo com o ambiente. Sim, uso o LCD da câmera para tomar essa decisão. Contanto que eu não esteja identificando altas luzes no lado direito do histograma, estou indo na direção certa.

Aproveite para rever mais dicas sobre flash em modo manual nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO SELECIONADOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 43 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 17/09/2018)