Famoso por retratar mulheres nuas, Bob Wolfenson lança livro e dá palestra no Rio

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Bob Wolfenson Foto: Adriano Gonfiantini

Maria Fortuna/OGlobo

Referência em fotografia de moda, o paulistano Bob Wolfenson, também famoso por retratar mulheres nuas — foram anos de “Playboy” — não acredita naquela história de que foto rouba a alma da pessoa. “Retrato é superfície”.

Na fotografia, o momento é crucial. Por mais construída que seja a imagem é o instante que conta”, diz. Prestes a lançar um novo livro, Bob, que faz palestra na Semana Design Rio, dia 29, no Píer Mauá, conversou com Maria Fortuna.

O que é o olhar fotográfico conectado ao design, tema da palestra?

Não sou estudioso da fotografia nem do design, mas reconheço que um tem muito do outro. Não na literalidade do encontro, mas no ponto de vista do fotógrafo, quando a fotografia se realiza como tal, quando tem força, contundência, é evocativa, quando toca as pessoas. Eu não procuro isso, vem naturalmente.

Como você encara as mudanças no processo fotográfico?

Houve uma revolução, mas o que importa na fotografia não mudou. Se a foto toca o outro, se é transformadora, alcança o seu objetivo, independentemente de ser digital, analógica, de estar no papel ou no celular. O que mudou foi o ritual. Antes havia um mistério no resultado final. Agora, você pode ver a imagem imediatamente. Eu aderi ao digital. Não sou nostálgico, acho que melhorou.

Mas hoje todo mundo é um pouco fotógrafo…

Todo mundo fotografa, poucos são fotógrafos. O lugar do artista, que tem algo a dizer, está guardado.

O que considera mais importante na hora de fazer um retrato?

O retrato obedece à natureza do encontro, o resultado é o imponderável. Tenho meu equipamento, a pessoa sabe que será fotografada, mas quando começamos, tudo isso se desfaz e fica só o momento. O lance do retrato é a confiança mútua. Não compactuo com a ideia de que, no retrato, você rouba a alma da pessoa. Retrato é superfície. Por mais construída que seja a imagem, é o instante que vale.

Você foi fotógrafo da ‘Playboy’ durante anos. Diziam que era fácil?

Era um trabalho que envolvia muita expectativa e dinheiro. Havia, sim, um glamour. Não é igual a trabalhar num banco. A gente está na vida, tem a possibilidade desses encontros.

O que considera um bom retrato?

Como dizia Francis Bacon, uma coisa só é boa quando passa muitos anos e ela ainda é considerada boa.

Como será o seu próximo livro?

Faz parte da série “Fotógrafo viajante”, são 58 imagens de mulheres. Algumas do meu círculo íntimo, outras famosas.

Fonte: https://goo.gl/8VVgzH

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