ESPORTES?

em Equipamentos.

Seja qual for o esporte – o fotógrafo precisa de objetivas luminosas, muito espaço livre no cartão de memória e domínio de algumas técnicas

Veja Quatro Formas de Captar Fotos de Ação

Controle de Fundo

Ao ver uma foto de ação às pessoas não se interessam pelo que ocorre no fundo, por isso, é melhor que ele seja neutro ou discreto. Usar uma abertura ampla ajuda a borrar o fundo para torná-lo menos evidente.

Tema Nítido

É importante que o tema principal ou uma parte dele esteja nítido. Use uma velocidade adequada para evitar que a câmera trema, e é preciso praticar o panning: mover o tronco conforme o tema se move, acompanhando-o na cena.

Sensor de Movimento

Velocidades muito altas irão congelar os movimentos, o que é ótimo para esportes aquáticos. Mas com o tipo certo de borrão (não a tremida) você garante o senso de movimento, como na técnica panning, com fundo borrado.

Ponto Focal

Não preciso captar todo o tema nítido, só a parte certa. Ao clicar corridas de moto, por exemplo, aparte importante é o rosto e, em automobilismo, o nariz do piloto. No winsurf é o atleta inteiro.

CONHEÇA MELHOR LENTE

Distância Focal

Uma objetiva 70-200 mm zoom é boa para uso geral, mas para eventos de longo alcance, como esportes com bola, é necessária uma 200-400 mm. Para pássaros o ideal é a 500-800 mm.

Abertura Máxima

Teleobjetivas de abertura máxima constantes são caras, mas oferecem luminosidade em aberturas amplas.

Compatibilidade de Teleconversor

É possível usar o teleconversor para aumentar a distância focal da objetiva em 1.4x, 1.7x ou 2x, mas só com as teleobjetivas de boa qualidade, como a 70-200 mm f/2.8.

ESTABILIZADOR DE IMAGEM

O sistema de estabilização de imagem compensa o tremor de câmera, permitindo clicar em velocidades até quatro vezes mais lentas.

Colar de Tripé

Teleobjetivas zoom podem ser longas e pesadas, mas maiores têm colar tripé que sustentam o peso.

Objetiva EF

Há objetivas no formato da Canon EOS, mas é melhor adquirir objetivas EF, mesmo que você tenha o corpo de uma APS-C, pois, se fazer upgrade para uma câmera full frame poderá continuar a usar essas objetivas.

ACESSÓRIOS ESSENCIAIS

Três itens que deixam o fotógrafo sempre pronto para ação.

Monopé

Tripés são grandes e pesados? Então escolha um monopé. Ele alivia o peso da objetiva e oferece muito mais estabilidade do que fotografara mão livre.

Capas Plásticas

Uma solução simples e à prova d’água, esta capa protetora pode ser encontrada no Brasil.

Técnica de Panning

É possível ampliar o senso de velocidade de um tema em movimento escolhendo uma velocidade menor, de cerca de 1/60-1/125s, e girar o seu tronco para seguir o tema pelo visor de acordo com a velocidade. Dominar essa técnica requer experiência, por isso pratique o movimento antes de estar pronto para o evento.

Baixa Sincronia

É possível obter grandes efeitos de luz com o flash de baixa sincronia, usando o flash embutido em um extremo Speedlight. O flash capta tema nitidamente, mas também com um grau de borrão de movimento.

Botão Posterior para Foco

As DSLRs pro da Nikon têm um botão AF-On na parte traseira que assume a tarefa de foco. Profissionais recomendam muito o seu uso. Nas semiprofissionais da Nikon, pode-se fazer o mesmo ao reprogramar o botão AE-L/AF-L no menu custom settings.

CONTROLE DE CÂMERA

Timing é tudo: deixe tudo ajustado e capte o momento certo.

Use Auto ISO

Informe à câmera o ISO máximo desejado, use a velocidade mais rápida e a câmera faz o resto. Isso reduz o risco do equipamento tremer e assegura que o ISO seja o mais baixo possível.

Contínuos

O modo contínuo é perfeito para sequências de ação, mas a velocidade pode variar de acordo com o modelo: as DSLRs básicas captam em 3fps (frames por segundo), as mais avançadas fazem 5,6,7 ou até 10fps.

Contínuos AF/Focus

Se estiver usando modo contínuos, alterne o modo de foco também para contínuos. A câmera fará o foco conforme você capta usando os dados dos pontos focais para prever o movimento do tema.

JPEG/RAW e Capacidade do Buffer

Arquivos RAW têm qualidade melhor, mas lotam o buffer de memória mais rápido. Para sequências longas, prefira JPEG – várias Nikons podem registrar 100 JPEGs sem parar.

Cartão de Memória Maior

Não perca tempo com ajustes de tamanho e compressão. É muito mais simples investir maiores e mais rápidos.

Aproveite para rever mais dicas sobre lentes nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.