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A escolha de um tema para fotografar envolve basicamente os mesmos processos usados em nossos projeto de fotografia, durante as aulas práticas. Tudo começa pela narrativa fotográfica

Você precisa encontrar temas pelos quais se sente particularmente atraído ou interessado. Do modo geral, é possível dividir esse tipo de trabalho em cinco categorias principais, de acordo com o tema a que se referem.

  1. Documentário: narração de uma história real por meio de uma série de entrevistas, matérias de arquivo e/ou imagens de observação.
  2. Fotografia de moda: série de imagens interpretativas/ conceituais, muitas vezes com um ou uma modelo, criada para transmitir a atitude, o design e a atmosfera no mundo da moda. Geralmente se escolhe uma música para acompanhar o ritmo e a edição de imagens.
  3. Fotos de música: pode seguir um processo criativo semelhante ao dos filmes de moda ou focar em uma apresentação ao vivo.
  4. Fotos de esportes: na modalidade de esportes radicais – tais como skate, snowboard, BMX, mounntain bike e escalada -, feitos com uma pequena e resistente câmera GoPro, desenvolveram um novo gênero de ponto de vista (POV) no mundo da imagem em movimento. Esse novo gênero, porém, tem deixado de ser um mero hobby entre amadores e se tornado um dos pilares da indústria de imagens para publicidade e entretenimento.
  5. Fotos de bastidores: essa área tem sido bastante explorada por revistas e grifes que querem produzir conteúdo para seus sites e oferecer a seu público uma chance de ver como são feitas as imagens para campanhas de moda e publicidade. Esse tipo de imagem, porém apesar de permitir que se descubra como as coisas acontecem durante uma sessão de fotos profissional, acontecem durante uma sessão de fotos profissional, tende a contar uma construção um tanto estereotipada.

Como você pode ver a partir dessa lista, os fotógrafos profissionais que trabalham com imagem em movimento não fazem vídeo com roteiro, storyboard, atores e atrizes para ser exibidos em jornais e sites locais de notícia da sua cidade.

As fotos que eles fazem serão vistos on-line. Se bem que os fotógrafos que têm produzido documentários ao longo dos últimos anos chegaram a ser indicados em  vários prêmios internacionais.

Uma história  simples, bem editadas e com um bom conteúdo e padrão estético impecável podem chegar em resultados surpreendentes!

Então, por que não tentar? Acho que você ver se temos razão com que conseguir.

Aproveite para rever mais dicas e macetes nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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