ENTENDA O TRIÂNGULO DA EXPOSIÇÃO

em Dicas & Tutoriais.

amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, fotografia profissional Triângulo da exposição, ISO, abertura, velocidade do obturados, imagem, qualidade, quantidade, direção da luz, cursos de fotografia,

ISO, ABERTURA E VELOCIDADE DO OBTURADOR, E A RELAÇÃO ENTRE ELES E COM A LUZ

Cada imagem que você faz é influenciada pela luz

Sua câmera mede a qualidade, a quantidade a direção da luz, e lhe informa sobre exposição a ser usada para fazer imagens que representa sua visão.

Com informação da exposição, cabe a você decidir qual a melhor combinação entre ISO, abertura e velocidade do obturador para melhor capturar o clima da cena fotografada. Vou usar cada elemento do triângulo da exposição, ilustrar o efeito de selecionar a melhor abertura, velocidade de obturação ou ISO para cada imagem, e explicar o porquê.

ENTENDENDO O TRIÂNGULO DA EXPOSIÇÃO

Para cada exposição há, pelo menos, seis combinações diferentes que podem lhe dar o mesmo valor de exposição. Mas, muitos casos, cada combinação produzem imagens radicalmente diferentes, desde um tema nítido com fundo suave (pouca profundidade de campo) a tudo em foco, desde o que está perto até o infinito (grande profundidade de campo).

A velocidade do obturador controla a capacidade de congelar a ação, ou de borrá-la, e o fator ISO controla a sensibilidade do sensor à luz.

Se um dos elementos do triângulo mudar, os outros serão afetados.

ISO

O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto mais baixo o número (100, 200 etc.), mais forte deve ser a luz para se conseguir uma exposição correta. Se houver bastante luz e você conseguir manter as configurações ISO a mais baixa possível, os resultados serão detalhes ultrafinos, alta resolução e baixo nível de ruído. É possível mudar o ISO para outro foto a foto.

Com as câmeras de baixo nível de ruído de hoje em dia, você pode se perguntar porque é tão importante controlar o ISO em vez de simplesmente deixá-lo na maior configuração possível. Apesar de ser verdade que as câmeras possuem um nível mais baixo de ruído, ainda quero o menor possível, e quero o controle criativo que a mudança de ISO me proporciona. Selecionar o ISO é o primeiro passo que dou quando estou decidindo a exposição.

Os ISOs altos (800, 1600, e assim por diante), por outro lado, permitem fotografar com pouca luz. Posso fotografar em velocidades mais altas ou aberturas maiores se ajustar o ISO para um valor maior. O resultado de usar ISOs maiores é ruído (ruídos são aqueles grãos coloridos que aparecem na imagem quando você fotografa com ISO mais alto ou faz exposição muito longas.

Mas, se um ISO mais alto me permite fazer uma foto que eu não conseguiria de outra maneira, prefiro ter ruído na imagem e tentar lidar com ele usando algum software de redução de ruído no processamento de imagem. Essa é apenas uma das muitas escolhas que você terá de fazer ao decidir os melhores ajustes para a exposição de uma imagem qualquer.

ISO

  • O ISO baixo possui maior resolução, precisa de mais luz, de uma abertura maior ou de uma velocidade menor de obturação.
  • O ISO mais alto possui mais ruído, precisa de menos luz, de uma abertura menor, ou de uma velocidade maior de obturação.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia profissional nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.