ENTENDA A LUZ MISTA

em Artigos e Entrevistas.

Agora que você conhece como os tipos de luz interagem com a cena, é hora de enfrentar o mundo real – o qual raramente é iluminado por uma fonte de luz única e uniforme

Muitos espaços refletem a luz
de várias fontes diferentes, todas com características e temperaturas de cor
próprias.

Em geral, há três abordagens para
lidar com a iluminação mista; a mais fácil consiste em ajustar sua câmera para
o equilíbrio de branco automático e deixa-la decidir uma temperatura de cor
media para a cena.

Dependendo da diversidade das fontes de luz, isso pode funcionar muito bem – os tons de cinza e os brancos podem ficar um pouco distorcidos, mas nenhuma cor será desconsiderada.

Você também pode optar por configurara o equilíbrio de branco para uma fonte de luz em particular, deixando todas as outras cores se ajustarem a partir dela. Essa pode ser uma boa estratégia, se uma fonte de luz de for dominante, e caso as cores imprecisas não causarem muita distração.

A última e melhor opção para
fazer a correção de cor de iluminação mista é ajustar cada fonte de luz
separadamente, o que só pode ser feito na pós-produção.

Aqui, há algumas abordagens diferentes, mas a mais eficiente é usar na pós-produção, a ferramenta Replace Color/Substituir cor no Photoshop: Image > Adjustments > Replace Color…/Imagem > Ajustes > Substituir Cor.. Ela permite isolar uma cor específica e mudar seu matiz, sua saturação e sua luminosidade, de forma independente em relação às outras cores, harmonizando-a com resto da cena.

LUZES DA CIDADE

As luzes da cidade podem ser
consideradas o estilo definitivo de iluminação mista. As lâmpadas de vapor
agora são uma opção comum para iluminar áreas municipais, exigindo um
diagnóstico habilidoso sobre qual variedade está sendo utilizada. Além disso,
uma rua com estabelecimentos comerciais uma ao lado do outro geralmente irradia
uma linha de luzes de tungstênio vindas das fachadas, enquanto o neon é
massivamente utilizado em certos lugares.

ESPAÇOS COMERCIAIS

A luz em lojas, shopping centers e outros prédios comerciais é meticulosamente projetada para encorajar os consumidores a se demorar, para persuadi-los a se moverem mais rapidamente ou para traçar um percurso específico ao longo do espaço de compras. Assim, a tendência atual é utilizar uma mescla de iluminação incandescente, de descarga de vapor e fluorescente para obter efeitos almejados, e isso deve ser levado em conta pelo fotógrafo.

Felizmente, o esforço investido
no projeto de iluminação tem como recompensa uma cena bem composta e
cuidadosamente equilibrada, que em geral é simples de fotografar. De fato, as
lojas e galerias mais requintadas fazem altos investimentos para garantir que o
ambiente seja compatível com seus sofisticados produtos e serviços,
proporcionando assuntos exuberantes para fotógrafo.

Aproveite para rever mais dicas sobre tipos de iluminação mista nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#luz_mista 
#dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia
#alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite  
 #cursosdefotografia    

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)