ÊNFASE COM CORES

em Artigos e Entrevistas, dicas de fotografia.

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Algumas fotos devem sua força ao efeito geral da cena.

No entanto, são relativamente
raras: a maior parte das fotografias depende de algum ponto bem definido de
interesse, algum detalhe que tenha força para atrair o olhar e assegurar o
sucesso da imagem
.

A força desse detalhe é
determinada, naturalmente, pela composição, dependendo do enquadramento e do
ângulo de tomada adotado. Em alguns casos, porém é a existência de um pequeno
ponto de cor contrastando com o resto do quadro que proporciona a ênfase
seletiva que dá impacto à foto.

De modo geral, cores com tais
características (vermelho, amarelo, laranja) são as que mais se prestam para
produzir pontos de interesse, especialmente se são saturadas e brilhantes.
Entretanto, quando predominam na cena cores esmaecidas, qualquer cor brilhante
tende a ressaltar: basta haver suficiente contraste tonal.

EXPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO

Um ponto de cor no ambiente
monocromático pode receber ainda maior relevo ser ligeiramente subexposto – o
que tem efeito de aumentar a saturação da cor, traduzindo-se na imagem por
maior brilho e aumento de sua proeminência. É importante que a área colorida
ocupe um espaço relativamente pequeno no quadro, e que o ângulo de tomada seja
tal que o olhar se conduza dessa área para o resto da imagem. Caso essa região
seja muito grande ou ocupe uma posição demasiado destacada, acabará por assumir
uma importância desproporcional ao papel que deveria ter.

INTERIORES

Apesar de geralmente a ênfase em
cor ser empregada em cena tomada ao ar livre, é possível usa-la também para
conferir pontos de interesse para motivos situados em interiores. Nessa
circunstância o fotógrafo tem maior controle sobre a composição e pode assim
dispor os elementos da maneira mais reforce a composição. Por exemplo, um vaso
com rosas pode ser estrategicamente arrumado num canto da sala, ou uma vasilha
com frutas bem coloridas disposta sobre a mesa para chamar a atenção e dirigir
o olhar de quem vê a foto para outros detalhes da composição.

Usada dessa maneira, a cor
funciona mais ou menos como o principio do supermercado: entramos para comprar
um sabonete, e de lá saímos carregados de pacotes… A cor atraia a atenção, e
em seguida faz o observador desviar-se desse primeiro ponto para o resto da
imagem.

Aproveite para rever mais
dicas sobre cores nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de
fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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