ENCONTRE A VELOCIDADE “CORRETA”

em dicas de fotografia, Equipamentos.

Encontre velocidade correta, tema em movimento, decisão técnica, criativa, velocidade, direção, fotografia escolas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia,  Angelina Jolie, playboy

Como decidir qual é a velocidade “correta” para um tema em movimento?

Essa é uma decisão técnica e criativa. Tecnicamente, é preciso levar em conta a velocidade, a direção do movimento e o tamanho do tema do enquadramento.

Um tema em close requer uma velocidade mais rápida do que o outro mais distante em movimento na mesma velocidade, pois ele se move em uma distância proporcionalmente maior no quadro durante a exposição; pelo mesmo motivo os temas que se deslocam horizontalmente pelo enquadramento precisam de um tempo mais curto de exposição do que aqueles que se movem em sua direção ou se afastam de você.

A velocidade tem grande relevância: por exemplo, um automóvel a 160 Km/h, precisará de uma velocidade muito mais rápida para congelar seu movimento do que outro a 50 Km/h. E a decisão criativa? É preciso decidir se você quer esquecer a nitidez e “ficar com o borrão” usando a velocidade mais lenta. Os resultados podem ser imprevisíveis, embora possam também ser esteticamente agradáveis.

O modo Tv é ótimo para ação, pode ser um jogo de futebol ou criança no parque.

Evite a Subexposição no Modo Tv

É preciso ficar de olho no valor da abertura ao usar o modo Tv mode, especialmente ao clicar ação muito rápida.

  • Escolha de Objetiva

 Escolha a objetiva mais “rápida” se o tema for ação. É indicada a máxima abertura estampada na parte frontal da objetiva – isso difere geralmente entre f/3.5 a f/5.6.

  • Escolha a Velocidade

Escolha Tv no disco de modos, depois use o Disco de Seleção para ajustar a velocidade, ou pressione o botão Q e ajuste a velocidade na tela Quick Control.

Nesse caso ficou em 1/1000s.

  • Alerta de Abertura

A câmera ajusta a abertura. Se ela não conseguir ajustar uma abertura suficientemente com a velocidade, o valor da abertura piscará na tela LCD e no visor.

  • ISO

Para evitar que a imagem fique subexposta, é preciso aumentar o valor ISO. Foi escolhido ISO 800, o que deixa o sensor três vezes mais sensível à quantidade de luz.

Aproveite para rever mais dicas sobre emprego de diferentes velocidades e seus efeitos  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.