DEFINIÇÃO DE FOTÓGRAFO DE COTIDIANO

em Uncategorized.

Fotógrafo de cotidiano, Robert Doisneau, filas de racionamento, alimentos, Paris, Segunda Grande Guerra Mundial, cursos de fotografia,  amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, cursos de fotografia presencial sp, Enio Leite, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, fotografia profissional, Letícia Sabatella

Robert Doisneau fotografa as filas de racionamento de alimentos em Paris, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, 1939-45

O rótulo “fotógrafo de cotidiano” tende deixar as pessoas coçando a cabeça. E ainda há muitos equívocos sobre esse tipo de fotografia, então passaremos um tempo revendo conceito que se tornou muito popular e amplamente debatido sobre o gênero da fotografia.

Por pura definição, a fotografia de cotidiano é a fotografia de pessoas em situações singelas em áreas públicas. A forma mais rígida enfatiza a palavra “singela”, o que significa que as pessoas envolvidas não sabem da fotografia.

Isso é importante, pois os conservadores argumentarão que uma vez que as pessoas são informadas sobre a sua presença, a foto não pode ser mais singela, não caracterizando, assim, uma fotografia urbana.

Então como definir a fotografia em que a pessoa sabe da sua existência na foto, se isso não caracteriza uma fotografia de rua? Muitos podem responder que essa é uma forma de fotografia documental.

Os documentaristas enfatizam em gravar histórias e conta-la, enquanto que os fotógrafos de rua se esforçam para capturar singelos momentos, com nenhum outro intuito a não ser fotografar.

Reconheço que parece mera semântica, mas com a intenção de um fotografo verdadeiramente define sua distinção. Pode ser fácil dizer que um fotógrafo urbano é o último narcisista criativo, obcecado em fotografar, evitando a referência histórica e se fixando em capturar um momento fugaz ancorando em uma moldura bem composta.

Enquanto isso, o propósito dos fotógrafos documentaristas é focar em uma história e registrar um tempo e espaço específicos, e seu objetivo final é comunicar essa história por meio das imagens.

Muitas vezes esse fotógrafo dedicará um extenso período de tempo em função de um assunto para construir um a declaração coesa e registrar a história. Esses tipos de fotógrafo são similares aos fotojornalistas, que são similares ao fotojornalistas, que são destinados a cobrir eventos rotineiros.

Outro equívoco é afirmar que todos os fotógrafos urbanos fotografam nas ruas, o que não é o caso. A fotografia de rua precisa ser tirada em áreas públicas, o que inclui a rua. Porém não há motivo para limitar estritamente as imagens somente às ruas. Como informei antes, não se preocupe muito com os rótulos, no entanto, entenda que a narrativa serve como base útil para clarear o seu papel como fotógrafo.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia urbana nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)