DA CAPTURA AO CONCEITO

em Artigos e Entrevistas.

Há uma importante influência, que por falta de termo melhor poderíamos chamar de propósito criativo.

É como o fotógrafo vê sua
atitude e, como todos os empreendimentos criativos individuais, existe um a
gama enorme
.

Você pode achar, por exemplo, que
está olhando uma fotografia comum de jornal, quando na verdade o fotógrafo
tinha algo muito diferente em mente, como uma tentativa de simbolizar a
condição humana.

Ou, em outro caso, um conjunto de
retratos sem expressão, idênticos quanto à pose e iluminação, nos quais os
olhos de cada retrato são azuis claros; você pode achar que está olhando para
um conjunto de assuntos tipos os de August Sander, que foram escolhidos por
seus olhos azuis.

Na verdade, esses retratos, podem ser “photoshopados” para deixar os olhos azuis , um comentário nosso sobre a pretensão da fotografia com veracidade.

O propósito criativo é hoje mais
variado do que jamais foi, devido a duas coisas, principalmente.

Uma é a aceitação da fotografia no mercado de arte. A outra é a habilidade técnica muito maior que os fotógrafos hoje precisam ter para fazer imagens do tipo que for a maior parte dela vindo dos processos digitais. A entrada da fotografia na arte contemporânea em muito representou a rápida ascensão do conceito, colocando-o em evidência.

Isso não quer dizer que o
conceito antes estava ausente nas artes contemporâneas que a fotografia foi
encorajada a assumi-lo por completo. Como veremos em breve, uma grande fatia da
fotografia hoje é sobre um conceito, em vez de algo tão mundano como o mundo em
frente à câmera.

De longe, a maior parcela da
fotografia se preocupa em fazer um registro, um documento, de eventos e cenas
que estão acontecendo apesar da câmera. Se parece muito evidente e explicado
demais é porque há outros tipos de fotografia ganhando terreno e que focam mais
na imaginação do fotógrafo e em criar – mostrar – cenas e situações para
fotografar.

Alguma vez houve um tipo de Idade
da Inocência na fotografia, quando a câmera nas mãos de alguém era um instrumento
maravilhoso que mostravam como as coisas eram, ela continua sendo revendida a
cada vez que alguém começa. E milhões o faz muito a sério. Quanto a todas as
interpretações acadêmicas e filosóficas que a fotografia tem de enfrentar, é
sempre bom não perder de vista esse simples prazer.

Mas dentro dessa ideia geral de
capturara e isolar o que está a sua frente, existe uma vasta gama de intenções.
A objetividade, que você poderia achar que fosse o padrão para os trabalhos com
a câmera, acabou se revelando um dos objetivos mais raros.

As habilidades, tema presente em
nossas aulas práticas, permitem que o fotógrafo faça interpretações.

Elas também permitem que o
fotógrafo manipule – não necessariamente a imagem, como todas já nos
acostumamos na era digital, mas muito mais importante – a mente do espectador.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e linguagem nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS
DA FOCUS

https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)