CONSTRUÇÕES ANTIGAS E MODERNAS

em Artigos e Entrevistas.

Você pode fotografar paisagens urbanas com algo à parte da vida das pessoas que ali vivem – em outras palavras, como arquitetura

Isso não se resume apenas a fotografar novos conjuntos comerciais ou catedrais antigas: na verdade, arquitetura diz respeito a todas as construções, das vernáculas às formais.

Ela tanto tem a ver com casas geminadas de tijolo a vista e com chalés, quanto com palácios, castelos e arranha céus. Inevitavelmente, o ângulo é a primeira coisa a ser considerada.

É uma metrópole ou cidade, muitas vezes é uma questão apenas de encontrar uma vista desobstruída. Se você já sabe quais prédios ou ruas deseja capturar, prepare-se para caminhar um bocado.

Considere também se não seria melhor fotografar de um ponto mais elevado ou de outro prédio próximo, em vez de fotografar da rua, isso requer pedir permissão para alguém, que nem sempre é muito fácil de conseguir, mas pode valor a pena. Uma dica é olhar ao redor do prédio que for fotografar – se você tiver uma linha de visão direta de um ponto privilegiado, então será possível enxergar o local onde você está agora.

De todos os pontos da cidade, a vista de cimas é uma das mais procuradas – um ponto que dá uma visão geral de tudo. Esses pontos costumam ser muito conhecidos localmente e, em geral, estão nos cartões postais.

Normalmente, existem três situações previsíveis: do topo de um edifício mais alto; de um lugar elevado qualquer, tal como uma colina; e do lado oposto de alguma área aberta, como um rio ou parque.

A iluminação é tão importante para as paisagens urbanas quanto naturais – possivelmente é mais, pois os reflexos dos vidros e as sombras dos edifícios vizinhos dão maior variedade. Mais do que isso, a iluminação artificial pode transformar completamente a paisagem ao cair a noite, podendo até melhorar.

A iluminação de rua e as luzes internas dos edifícios e holofotes de grandes construções públicas podem dar um efeito colorido quando combinadas, embora seja impossível de prever, a menos que você já conheça o lugar.

Uma coisa é praticamente certa, o horário nobre para fotografar paisagens urbanas à noite é o curto período logo após o anoitecer. Se você esperar escurecer, o contorno dos edifícios desaparecerá contra o céu noturno. Por isso o inverno normalmente é melhor que o verão, uma vez que as lojas e escritórios ainda estão abertos quando chega o crepúsculo (dependendo da latitude).

A cor da iluminação artificial varia mais do que os nossos olhos conseguem perceber, porque a visão humana acomoda-se muito facilmente às diferenças. A iluminação fluorescente tem quebras no seu espectro, que um sensor de imagem registra com precisão, e o resultado geralmente é esverdeado.

Nesse ponto, a iluminação de vapor quase sempre é pior – as lâmpadas de vapor de sódio dos postes de rua não fornecem o azul, enquanto as antigas luzes de tungstênio são mais alaranjadas do que a luz do dia. A fotografia digital traz a solução, em parte, na forma de equilíbrio de branco no momento do disparo, e também mais tarde, durante a edição de imagem, na qual até mesmo os problemas de cor mais intratáveis podem ser corrigidos.

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