Conheça os direitos de uso da imagem

em Dicas & Tutoriais.

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Simbolo de Copyright, Direito Autoral, em inglês

Quando damos um conjunto de imagens finalizadas para um cliente, precisamos deixar bem claro que ainda somos os donos das imagens. Em termos legais, você está fornecendo direitos de Uso Privado, que significa que um cliente pode usar as imagens de maneira particular e pessoal, não transferível e não comercial, estipulado por contrato de prestação de serviços.

Quando liberamos para o cliente este tipo de direito ou licença de uso, ainda mantemos o direito autoral das imagens. A seguir está uma amostra do que costumo comentar em minhas aula sobre Direitos de Uso.

Este contrato inclui “Direito de Uso Privado”, que significa que você poderá usar as imagens de maneira pessoal, intransferível e não comercial. Você poderá fazer quantas copias quiser para si mesmo ou para presentear amigos e parentes. Poderá copiar em HD externo para facilitar o armazenamento e ter cópias de segurança em lugares diferentes, mas não está autorizado a ceder cópias para qualquer pessoa fora de seu círculo familiar. É de sua responsabilidade a comunicação das limitações deste contrato para qualquer pessoa que receba uma cópia dessas imagens e você será responsabilizado por qualquer uso ilegal advindo da distribuição das respectivasd cópias.

Essas imagens não podem se tornar públicas, por exemplo, ser publicadas nas redes sociais, sem o aval do fotógrafo. Há casos de pirataria da imagens privada, para fins pedófilos e para montagens em sites pornográficos cujo controle não dependem mais do fotógrafo em questão.

Você não poderá vender os arquivos como base para a criação de qualquer tipo de arte que seja destinada a propósitos comerciais. As imagens não poderão ser liberadas ou transferidas para qualquer outra pessoa ou empresa, seja para obter lucro ou como presente, sem consentimento ou aval do detentor do direito autoral, no caso, o próprio fotógrafo.

As imagens não podem ser usadas em mídias comerciais, independentemente do propósito, sem a devida licença de uso para cada caso.

Se houver dúvidas quanto a qualquer uso fora do prescrito em contrato, contate o fotógrafo para receber maiores explicações antes de proceder.

A recíproca também é verdadeira. O fotografo não poderá usar essas imagens em peças publicitárias de terceiros, sem o aval de seu cliente.

Mesmo que ele queira usar essas imagens para seu marketing pessoal, o cliente deverá autorizá-lo.

Essas e outras instruções fazem parte da programação de nossos cursos profissionalizantes em 7 módulos.

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