COMO TER UM BLOG PARA CAPTAR CLIENTES COMO FOTÓGRAFO

em Artigos e Entrevistas.

a qualquer segmento profissional
 

Ela vale tanto para o dono de um salão de beleza, quanto
para um consultório médico, por exemplo.

Texto: Alan Medeiros [email protected]

Quem atua como um profissional na área de fotografia
também deve contar com a presença online. Lembre-se que é na internet que hoje
em dia as pessoas vão buscar por produtos e serviços, inclusive no segmento das
fotos.

Eventos importantes na vida de qualquer pessoa, como
casamentos, formaturas ou aniversários necessitam de profissionais aptos a
fazer um bom registro fotográfico. O mesmo vale para inaugurações, palestras e
demais solenidades.

Por conta disso, a presença dos fotógrafos é importante.
Por isso, para qualquer um que atua nesse ramo é fundamental utilizar a web
como um portfólio de divulgação do trabalho.

Blogs
ou redes sociais – Qual é a melhor vitrine para o fotógrafo?

Não dá para descartar nenhum dos dois. Ambos são
excelentes meios de divulgação dos serviços e de interação com o público. No
entanto, é bom conhecer as particularidades de cada meio para utilizá-los da
maneira correta.

No caso das redes sociais, especialmente o Instagram e o
Facebook, é importante que o profissional da fotografia as utilizem para
interagir mais com o público que procura pelo seu trabalho.

É pertinente, nesse caso, entender que as redes sociais
são eficientes como canais de interação, não exatamente de vendas. Por isso, as
utilize não apenas com o intuito de mostrar os seus melhores trabalhos, mas
também para dialogar com os clientes.

Utilize as redes sociais como uma oportunidade de
estreitar laços com o público, respondendo dúvidas sobre preços ou até mesmo
trazendo conteúdos relevantes sobre o universo da fotografia.

Use
os blogs na captação dos clientes

O blog é o portfólio perfeito para o profissional que atua
como fotógrafo. Inclusive, há plataformas para a criação de blogs que contam
com templates adequados justamente para esse tipo de divulgação. Um exemplo
disso é o WordPress.

Não é difícil hoje em dia criar um blog. O já citado
WordPress, por exemplo, assim como o Wix e o Joomla! são intuitivas e não
exigem do usuário um profundo conhecimento acerca de programação.

No entanto, ao criar um blog para captar os seus clientes,
é importante que o fotógrafo siga algumas dicas essenciais. Confira mais quais
são elas abaixo.

Invista
em um serviço de hospedagem de sites

A hospedagem de sites é o primeiro passo para o fotógrafo
obter um blog capaz de captar um bom número de clientes.

Isso ocorre porque um bom plano de hospedagem de site
confere para um blog uma série de vantagens, entre elas está o carregamento
rápido das páginas.

Esse benefício, especialmente para um blog de fotografia e
que normalmente traz muitas imagens, é um detalhe que faz toda a diferença.
Afinal, lembre-se que os usuários buscam agilidade ao acessarem um site.

Por essa razão, nunca descarte um bom plano de hospedagem
para o seu site. Esse serviço não é um gasto a mais, mas sim, um investimento.

Tenha
um domínio registrado

Qualquer profissional que quer transmitir credibilidade
para o seu público, que almeja mostrar um trabalho sério e digno de confiança
deve procurar registrar o domínio do seu site.

O domínio passa profissionalismo para o seu site,
valorizando ainda a sua marca no mercado e entre os seus clientes.

Utilize
ferramentas para otimizar as imagens

Para captar clientes com o seu blog, é necessário escolher
os seus melhores registros, as melhores fotos. Por causa disso, é um tanto
óbvio afirmar que a matéria-prima do blog de um fotógrafo são as imagens.

Contudo, imagens podem pesar e tornar o carregamento das
páginas mais lento. É óbvio que um bom plano de hospedagem de site ajuda, porém
é importante ter à disposição algumas ferramentas capazes de otimizar as
imagens, conferindo a elas a resolução e o tamanho ideal.

O bom e velho Photoshop tem lá as suas vantagens e pode
muito bem ajudar na hora de otimizar as suas imagens para serem apresentadas na
web.

Utilize
as técnicas de SEO

Também conhecidas como Search Engine Optimizations, tais
técnicas possuem o objetivo de adequar o conteúdo de um blog ou site de forma
que se tornem mais acessíveis e amigáveis aos algoritmos do Google. Com isso,
há uma melhora no posicionamento nas páginas de resultado.

Essa prática é fundamental para que o público o encontre
rapidamente e tenha um melhor contato com o seu trabalho.

No caso das técnicas de SEO para um blog de fotografia, é
importante levar em conta não apenas o tamanho adequado das imagens postadas,
mas também os termos utilizados nas descrições e legendas das fotos.

Manter
um blog como portfólio é uma maneira eficiente de captar mais clientes

É o blog que vai mostrar o melhor do trabalho realizado
pelo fotógrafo, mostrando para o público quais são as qualidades, as
características e também as vantagens de solicitar tal serviço.

Portanto, quem é fotógrafo freelancer e quer atingir uma
parcela maior de clientes, deve investir em um blog bem feito. 

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e marketing nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO
E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

ESCOLA FOCUS NO INSTAGRAM!
https://www.instagram.com/focus_escola_de_fotograf/

#blog  #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia    

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)