
É possível usar qualquer tipo de sistema para uma locação interna, mas é importante manter a portabilidade, e ter a opção de usar baterias
Unidades maiores ser potentes o suficiente para iluminar estádios, mas quando a noiva disser “ok, vamos fazer uma foto agora daquele lado”, um flash tão grande pode complicar sua vida.
Na fotografia de casamentos não precisamos de tanta potencia.
A maioria dos flashes dedicados é plenamente capaz de cobrir as distâncias do nosso trabalho, e ter vários desses pequenos é o suficiente para montar um esquema de iluminação para retratos.
Esquema básico de iluminação para grupos
É possível usar muitas combinações em um casamento, mas as três discutidas aqui são as mais comuns para sessões familiares. As descrições incluem o básico de cada esquema. Á medida que você ganhar experiência, certamente vai desenvolver seu próprio esquema de trabalho.
Com um único flash
Como você pode imaginar, este método usa apenas um normalmente montado na câmera. Este método vai funcionar bem se você usar a velocidade do obturador para tirar vantagem do que houver de luz disponível. Se o fundo for totalmente negro, há o risco daquele visual de poço fundo, a menos que haja unidades adicionais dando alguma luz no fundo.
Um dos problemas de usar flash é que produz muitos reflexos, já que a luz está indo direto para os retratados e de lá é refletida para a câmera; qualquer superfície reflexiva na cena vai criar reflexos muito brilhantes [mais informações sobre como evitar reflexos serão passadas adiante].
Uma forma de melhorar este esquema com uma só unidade de flash é afastar o aparelho algo entre 90 cm e 1,10 m para o lado da câmera. Isso vai criar algumas sombras, criando um aspecto mais natural, tridimensional.
Para fazer isso pode-se usar um cabo de sincronismo comum, um radioflash ou um cabo TTL.
Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de casamentos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.
- FOCUS – Escola de Fotografia – Desde 1975: https://focusfoto.com.br
- Conheça os cursos da Focus: https://focusfoto.com.br/cursos/
- Fale com a Focus: [email protected]
- Blog de Fotografia: https://focusfoto.com.br/blogs/