CÂMERAS DSLR

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O evento da fotografia ocorreu há mais 200 anos, mas foram nos últimos 30 anos que ocorreram os maiores progressos no desenvolvimento das câmeras atuais

Hoje a maioria, inclusive celulares, já incorporam microprocessadores com inteligência artificial, projetadas para produzir fotos nítidas e bem expostas.

Ainda assim, os princípios básicos continuam os mesmos: o corpo da máquina mantém o filme ou sensor digital, uma câmera à prova de luz, a cortina do obturador se abre por meio de um intervalo de tempo e a luz expõe a imagem através da lente.

Com exceção dos modelos digitais, todas as câmeras anteriores usavam filmes. Vamos examinar os tipos mais comuns de câmera, com especial atenção nas câmeras DSLR mm que aceitam lentes intercambiáveis, pois estas ainda são as câmeras mais comumente usadas fora do estúdio.

FOCO MANUAL VS. AUTOFOCO

A maioria das câmeras DSLR atualmente no mercado tem o autofoco, ou AF , incorporado.Mesmo algumas câmeras de médio formato já oferecem AF.

Embora os sistemas de autofoco não sejam perfeitos nem ideais para qualquer situação testes com modelos recentes de câmeras DSLR já confirmaram sua confiabilidade.

Embora de tecnologia muito complexa, o sistema básico de “detecção de fase” dessas câmeras funciona da seguinte forma: parte da luz que entra pela lente é dividida e dirigida para um par de sensores.

Um computador compara as duas imagens e, se elas diferem, ativa o mecanismo de rotação da lente até que as duas imagens estejam “em fase”, ou seja idênticas. (A maioria das câmeras compactas automáticas usa uma tecnologia diferente, em que um feixe de luz próximo ao infravermelho é projetado sobre o assunto).

Uma câmera DSLR permite mudar o foco para manual em situações críticas, tais como portraits ou fotos de natureza em macro. Ainda assim você pode3 aproveitar o sinal de confirmação que se acende no visor quando o assunto entra em foco.

E mesmo com o AF você ainda pode controlar precisamente o ponto de foco – por exemplo, uma pedra na margem de uma cena panorâmica.

Coloque o ponto central do visor no assunto onde você deseja foco mais nítido e ative a “trava de foco” (focus lock), recurso padrão na maioria das câmeras atuais, enquanto refaz o enquadramento.

Praticamente todos os modelos atuais de AF também possuem autofoco contínuo, com capacidade de acompanhar – e focar ao mesmo tempo – um assunto em movimento, produzindo uma série de fotos nítidas. Se você antecipar o ponto exato aonde o assunto vai estas no momento do disparo, você terá na maioria dos casos uma imagem perfeitamente nítida.

Algumas câmeras DSLR também incorporam sensores de autofoco de grande área, ou multiponto, que fazem foco num elemento da composição à direita ou à esquerda do centro para evitar uma composição estática.

Felizmente essas câmeras, exceto as mais básicas, permitem passar para um modo em que só se atua um único sensor de autofoco, recurso essencial quando você mesmo deseja escolher o ponto exato do foco.

Aproveite para rever mais dicas sobre câmeras  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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